Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

'Nunca falei que a Dilma estava me apoiando', diz cotado para a Agricultura após mal-estar com a petista

Ex-presidente diz que ficou surpresa com a afirmação de que Neri Geller seria seu candidato para a pasta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-ministro da Agricultura Neri Geller (PP-MT) diz que jamais falou que contava com o apoio da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) para reassumir a pasta no governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Como revelou a coluna nesta sexta-feira (2), a petista ficou surpresa com a afirmação de que ele seria seu candidato. Disse, ainda, que não só não o apoia, como considerou "uma ousadia" Geller alardear que tem o seu endosso.

 Neri Geller, de terno, fala ao microfone
Deputado federal Neri Geller, do PP de Mato Grosso, em audiência na Câmara - Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

"Eu nunca falei para ninguém que a Dilma estava me apoiando. Sempre falei que tinha o maior orgulho de participar do governo dela. Resolvemos o contencioso do algodão [em 2014], criamos o maior programa de financiamento de armazenagem da história, criamos o programa de acesso a inovação tecnológica. Muita coisa foi feita", diz Neri Geller à coluna.

"Agora, eu falar que a Dilma estava me apoiando... Nunca falei nem que seria ministro!", segue.

Em outubro de 2014, quando Geller comandava a pasta da Agricultura no governo da petista, o Brasil fechou acordo com os EUA para encerrar o contencioso do algodão iniciado em 2002, na OMC (Organização Mundial do Comércio).

Com isso, o então ministro colocou um ponto final na disputa na qual o Brasil saiu vitorioso ao questionar os subsídios dos Estados Unidos a seus produtores de algodão.

A então presidente Dilma Rousseff e o então ministro Neri Geller durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília - Alan Marques - 19.mai.2014/Folhapress

Como mostrou a Folha, Geller é um dos ruralistas mais cotados para assumir o Ministério da Agricultura. O outro candidato para a pasta é o senador Carlos Fávaro (PSD-MT). Ele tem sido apresentado como cota do PSD, de Gilberto Kassab, para a sigla aderir à base de Lula.

Fávaro e Geller se alinharam a Lula e se colocaram como interlocutores do petista com o agronegócio —setor majoritariamente ligado ao bolsonarismo.

O ex-ministro, no entanto, nega que haja qualquer disputa pelo cargo. "Nós estamos participando da transição. Não tem uma vírgula de disputa entre eu e o Fávaro, estamos fechados. Estou falando isso de coração. Desde que apoiamos o Lula no primeiro turno, apoiamos por convicção", afirma.

"Não tem atropelo, não estou preocupado em ser ministro. Nós estamos cuidando da transição e ajudando agora", diz ainda. "A gente pode fazer um grande trabalho de interlocução com o setor e ajudar a agricultura brasileira como ajudou no passado."

Em agosto deste ano, Geller teve o mandato de deputado federal cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ele diz acreditar que conseguirá derrubar a condenação e afirma que a reversão de sua situação é fundamental para que assuma um posto de destaque no próximo governo.


LETRAS


O jornalista Fabio Victor recebeu convidados, na noite de quinta (1º), no lançamento do seu livro "Poder Camuflado: Os Militares e a Política, do Fim da Ditadura à Aliança com Bolsonaro", na livraria Megafauna, em São Paulo. O deputado federal Orlando Silva (PC do B-SP) o ex-ministro Aldo Rebelo (PDT) e a crítica literária Rita Palmeira prestigiaram o lançamento.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH; colaborou SUSANA TERAO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.