Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Direção da Fiesp sinaliza apoio à criação no governo Lula de autoridade nacional para gerir meio ambiente

Em reunião, dirigente da entidade destacou importância de práticas sustentáveis para o desenvolvimento da indústria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A direção da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) tem se mostrado favorável à criação de uma autoridade nacional no governo de Lula (PT) para coordenar as questões que envolvem o meio ambiente e a segurança climática.

DEBATE

O apoio à proposta foi defendido por Nelson Reis, diretor titular do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Fiesp, em reunião fechada na terça (29), que contou com a presença de empresários, representantes diplomáticos de embaixadas e consulados e membros de entidades da sociedade civil.

Lula posta imagem em suas redes sociais acompanhado de Marina Silva, no Egito, para participar da COP27
Lula posta imagem em suas redes sociais acompanhado de Marina Silva, no Egito, para participar da COP27 - Ricardo Stuckert/Divulgação

IDEIAS

O encontro foi realizado pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), que apresentou um relatório com recomendações para o meio ambiente e o clima no âmbito da política externa.

IDEIAS 2

Na ocasião, Reis disse que o tema ambiental exige "transversalidade e uma governança forte e segura" que envolva setor privado, governo e sociedade civil. Segundo interlocutores ouvidos pela coluna, o dirigente do Fiesp destacou também que será preciso definir prioridades para alocar os recursos, que serão escassos.

PROPOSTA

A sugestão para que seja criada uma autoridade nacional foi feita pela deputada eleita Marina Silva (Rede-SP) ao aderir à campanha de Lula.

META

O objetivo é garantir que a agenda do clima esteja presente nas discussões de todos os órgãos do Executivo, incluindo o Itamaraty. A instância ajudaria também a acelerar processos e indicar prioridades para o Legislativo, além de fiscalizar o cumprimento das metas do Brasil para redução da emissão de gases do efeito estufa.

INDÚSTRIA

Durante o encontro, Nelson Reis salientou também que é hora de se desenvolver uma política industrial nacional calcada na sustentabilidade e na economia verde, temas fundamentais no mundo atual. Ele acrescentou que a Fiesp e o Cebri estão trabalhando em parceria para propor uma política industrial competitiva de baixo carbono.

INDÚSTRIA 2

Ex-ministra do Meio Ambiente e integrante do grupo de transição de Lula, Izabella Teixeira compartilhou visão semelhante à do dirigente da Fiesp. Segundo ela, o debate climático está cada vez mais ligado ao desenvolvimento econômico e à política externa.

SINAIS

Ela afirmou ainda que a presença do presidente eleito na COP27, conferência sobre o clima da ONU (Organizações das Nações Unidas) realizada em novembro no Egito, foi importante para sinalizar ao mundo que a política ambiental do Brasil vai mudar com Lula.

SINAIS 2

Segundo Izabella disse no encontro, dirigentes de diversos países já se mostraram animados com a perspectiva de mudanças e planejam visitar o Brasil em 2023.

Os quatro anos do governo de Jair Bolsonaro (PL) foram marcados por retrocessos na área, o que fez com que o país passasse de liderança na diplomacia ligada ao tema a uma espécie de pária.


HONRAS

O secretário da Justiça e Cidadania de São Paulo, Fernando José da Costa, foi prestigiado pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB) durante a cerimônia em que recebeu a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo, ocorrida na noite de quarta (30).

O corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, o presidente do Tribunal de Justiça do estado, Ricardo Anafe, e o primeiro vice-presidente Associação Paulista de Magistrados, o desembargador Walter Barone, estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH; colaborou SUSANA TERAO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.