Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Indicada de Bolsonaro para a Casa Rui Barbosa terá de pagar R$ 2.000 por uso de táxi do governo

Letícia Dornelles firmou um Termo de Ajustamento de Conduta com a CGU por infração disciplinar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ex-presidente da Casa Rui Barbosa Letícia Dornelles firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Controladoria-Geral da União em um caso de infração disciplinar. Ela está sendo responsabilizada por fazer uso indevido do serviço de táxi disponibilizado a funcionários do governo.

O valor a ser ressarcido por Dornelles é de R$ 2.061. O caso chegou à CGU por meio de uma denúncia anônima.

A ex-presidente da Casa Rui Barcosa Leticia Dornelles - Reprodução

De acordo com a investigação feita pelo órgão, "foram identificadas situações em que o uso do serviço [de táxi] não se conformava às hipóteses permitidas pela legislação".

A CGU afirma que Dornelles violou deveres do servidor, previstos em lei, como "zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público" e "manter conduta compatível com a moralidade administrativa".

Procurada, Dornelles afirma à coluna que usou o táxi para se deslocar para eventos de trabalho que ocorreram aos finais de semana, no período da noite e também durante as suas férias. Ela diz ainda que enviou os documentos e registros dos eventos à corregedoria, "mas não consideraram".

"É igual falar com a parede", diz ela. "Expliquei que, apesar de [estar de] férias e [de ser] feriado, eu trabalhei. Evento não tem data. Eu vou quando preciso ou sou convidada. É parte do meu trabalho."

Uma das agendas ocorreu em 21 de abril de 2021, conta Dornelles. "Fui à Fundação [Rui Barbosa] receber o presidente da Fecomércio. Usei o táxi. [Era o] único dia que ele tinha na agenda e queria conhecer o museu. Mandei os documentos, fotos. Adianta?", questiona.

Ela diz ainda que outro episódio ocorreu em 19 de novembro do ano passado, um sábado, quando visitou um festival feito em parceria com a Casa Rui Barbosa. "Vou de ônibus? Vou pagar para sair da fundação às 22h? Vou a um evento lá no fim do mundo, [mesmo] podendo descansar, mas fui. Aí, a CGU me pune", segue.

Letícia Dornelles foi exonerada do cargo em dezembro, ainda no governo de Jair Bolsonaro (PL), e teve uma atuação à frente do órgão bastante criticada pelos servidores.

Assim que foi alçada ao posto, em 2020, ela tirou do quadro pesquisadoras experientes, como Flora Süssekind e José Almino de Alencar, que haviam se manifestado contra sua indicação.


PIPOCA

As atrizes Gloria Pires e Maisa Silva receberam convidados durante a pré-estreia paulistana do filme "Desapega!", realizada no Cinépolis JK Iguatemi, na terça-feira (24). O ator Marcos Pasquim, que também integra o elenco do longa, esteve lá.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.