Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu chuva

Arquivo Nacional tem serviços paralisados após chuva e servidores em casa por falta de refrigeração; veja

OUTRO LADO: Órgão de preservação diz que há planos de reformas estruturais previstos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As chuvas que atingiram o Rio de Janeiro na semana passada causaram destruição e afetaram a sede do Arquivo Nacional. Documentos foram atingidos, vidros foram quebrados e houve inundação. Devido aos estragos do temporal e da ausência de refrigeração em alguns blocos do prédio, servidores foram liberados do trabalho presencial.

O órgão federal tem como função preservar registros históricos do país e do governo.

Danos na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, após temporal - Arquivo Pessoal

Vídeos obtidos pela coluna (veja abaixo) mostram os depósitos localizados no último andar do bloco F inundados após a água entrar pelo teto e por janelas que foram quebradas pela tempestade. Segundo relatos, um dos vidros chegou a atingir um servidor, que teve ferimentos superficiais.

Dentro desse bloco, as áreas mais afetadas foram a de tratamento de documentos iconográficos —que inclui revelação de negativos e foto—, o laboratório de som e as ilhas de edição de vídeo. As ilhas foram transferidas para o quarto andar e ainda não voltaram a funcionar.

Um email enviado internamente nesta semana, obtido pela coluna, diz que a suspensão do atendimento dos serviços de reprodução de documentos audiovisuais será mantido até o dia 10 de março, "podendo esta data ser antecipada ou prorrogada mediante aviso prévio".

Em outro bloco do Arquivo Nacional, as chuvas chegaram a atingir caixas de documentos da época em que o Brasil era colônia de Portugal e também do período do Império. Estes registros estavam localizados no conjunto tombado.

Em nota, o Arquivo Nacional informa que o processo de secagem dos documentos já foi concluído, nenhuma folha foi danificada e, portanto, não precisará passar por procedimentos de restauração.

Mesmo antes do temporal, os blocos A, B, C e P, localizados no prédio tombado, já enfrentavam outros problemas estruturais como falha na refrigeração. Segundo os servidores, o sistema apresentava problemas desde o fim do ano passado, mas parou de funcionar neste mês. Devido ao calor, os funcionários foram liberados.

O arquivo Nacional diz que "foi concluída a manutenção [do sistema] no domingo [dia 12], mas uma outra peça do sistema apresentou defeito e, como está em garantia, deverá ser reposta ainda hoje [terça-feira, 14]". E que os funcionários foram liberados para trabalho remoto nos dias 7, 8, 9, 13 e 14 de fevereiro.

É também neste conjunto tombado onde funciona a sala de consultas do acervo para cidadão —-e que está prejudicada. Um funcionário ouvido pela coluna diz que está trabalhando de casa há sete dias.

O órgão diz, em nota, que "o atendimento chegou a ser retomado na segunda [13]", mas "devido ao novo problema, teve que ser paralisado, e deve retornar amanhã [quarta, 15]".

O Arquivo Nacional também diz que os edifícios da sede "apresentam necessidade de reformas estruturais, que foram incluídas, com o intuito de estancar tais problemas de forma definitiva, no projeto 'Modernização da infraestrutura física e tecnológica do AN'".


AGLOMERA

O cantor Carlinhos Brown
O cantor Carlinhos Brown - Leo Aversa/Divulgação

O cantor e multi-instrumentista Carlinhos Brown reunirá nomes como o cantor angolano Yuri da Cunha e a cantora baiana Mariene de Castro em seu novo álbum, "Pop Xirê", que será lançado na próxima quinta (16). O trabalho celebra os 40 anos de carreira do artista.

Seu filho caçula, Daniel, também participa do projeto —foi feita por ele a abertura da faixa "Aglomera". "Essa música tem um poder de alegria enorme porque ela nasceu com o desejo que a pandemia acabasse", afirma Brown.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.