Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Babalorixá assume coordenação de liberdade religiosa no ministério de Silvio de Almeida

Indicação do pesquisador Sidnei Nogueira foi publicada no Diário Oficial desta quarta (8)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O babalorixá e pesquisador Sidnei Nogueira vai assumir a Coordenação-Geral de Liberdade Religiosa, vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. A indicação foi assinada pelo ministro Silvio de Almeida e publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (8).

"Sou o primeiro babalorixá preto de candomblé e com pertença de terreiro em religiões de matriz africana a assumir uma posição destas em um ministério federal", celebra o líder religioso.

Silvio Almeida foi anunciado nesta quinta (22) como ministro dos Direitos Humanos do novo governo Lula - Pedro Ladeira - 8.dez.22/Folhapress

Nogueira diz ainda que sua nomeação representa mais um dos avanços rumo à "re-potencialização da democracia e da laicidade constitucional". E que liberdade religiosa "se faz com diálogo, com reconhecimento, com luta antirracista e acolhimento das diferentes filosofias".

O babalorixá já criticou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro quando a mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez uma fala contra religiões de matriz africana durante as eleições de 2022.

Michelle compartilhou uma publicação que afirmava que o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "entregou sua alma para vencer essa eleição". O texto era acompanhado por um vídeo que exibia encontros do petista com lideranças de religiões de matriz africana.

Sidnei Nogueira classificou a atitude como irresponsável. "É uma personalidade com prestígio, com legitimidade, com a voz expandida. Não é qualquer pessoa. É uma pessoa associada ao Poder Executivo", afirmou ele à coluna naquela época.


CONFETE

Os jornalistas Aline Midlej e Rodrigo Bocardi em visita ao Sambódromo do Anhembi
Os jornalistas Aline Midlej e Rodrigo Bocardi em visita ao Sambódromo do Anhembi - Daniela Toviansky/Globo/Divulgação

Os jornalistas Aline Midlej e Rodrigo Bocardi vão comandar a transmissão dos desfiles de Carnaval da capital paulista na TV Globo. A folia será exibida para todo o Brasil. "Espero honrar a trajetória do Carnaval de São Paulo, minha terra, com o mesmo amor que tenho sentido a cada visita nos barracões", afirma Midlej.

Já o seu colega celebra "a maior interação e proximidade com o público" que a cobertura da festa popular proporciona. A dupla ainda terá a companhia de Ailton Graça, Alemão do Cavaco e Celso Viafora, que vão comentar sobre o desempenho de cada escola de samba na avenida.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.