Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ataque de pastor e youtubers contra enredo de Exu da Grande Rio será alvo de ação

Babalorixá e advogado vão pedir que YouTube exclua vídeos com conteúdo de intolerância religiosa; eles ainda entrarão com uma representação criminal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O babalorixá Sidnei Nogueira e o advogado e ex-secretário de Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo Hédio Silva Júnior vão enviar uma notificação extrajudicial para o YouTube pedindo que a plataforma retire conteúdo de intolerância religiosa relacionado com a escola de samba Acadêmicos do Grande Rio.

A campeã do Carnaval carioca apresentou um enredo sobre Exu em seu desfile. Em um documento, eles listam canais e vídeos da rede social que falam em "batalha espiritual" contra demônios e acusam a escola de colocar "pessoas sendo possuídas" no desfile.

Desfile da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio, campeã do Carnaval carioca que apresentou um enredo sobre Exu em seu desfile
Desfile da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio, campeã do Carnaval carioca que apresentou um enredo sobre Exu em seu desfile - Thiago Lara/Riotur

A ideia é enviar a notificação em 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura. Eles também vão entrar com uma representação criminal contra os autores dos conteúdos. "Essas postagens veiculam discursos de ódio religioso e de racismo religioso que incitam e induzem os brasileiros a agredirem as religiões afro-brasileiras e seus adeptos", afirma Hédio Silva Júnior.

Um dos vídeos citados é do cantor de música gospel Rafael Bitencourt, que tem 700 mil inscritos em seu canal na plataforma. No vídeo "POSSUÍDOS! Carnaval e a verdade que não te contaram! Batalha espiritual!", ele afirma que a escola de samba "colocou pessoas manifestando demônios, ficando possuídas" e "Jesus humilhado pelo diabo" no desfile.

O conteúdo já tem mais de 436 mil visualizações. Bittencourt também acumula mais de 197 mil seguidores no Instagram, entre eles o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Bitencourt ministra cursos online sobre "a volta de Jesus", a "chegada da nova ordem mundial" e sobre "como se defender legalmente se alguém te obriga a apresentar um passaporte [de vacinação]".

Outro canal denunciado é do pastor Rodrigo Mocellin, da igreja evangélica Resgatar Guaratinguetá, que tem 328 mil inscritos. No vídeo "Carnaval 2022: EXU é descrito como bonzinho", ele diz que "Carnaval é uma coisa demoníaca, é maligno" e "só não enxerga quem não quer ver".

E depois segue: "melhor retratar o Carnaval, essa festa de horrores [...] por meio de Exu. Cristo não tem nada a ver com alcoolismo, adultério, destruição de famílias, acidentes de trânsito". O vídeo já foi visualizado mais de 229 mil vezes.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), assim como seu irmão Flávio, também segue o pastor no Instagram.

Em mensagem enviada à coluna, Mocellin afirma que "não há intolerância religiosa" nos seus vídeos, mas "um debate de ideias". "Quando alguém coloca um travesti numa cruz é liberdade de expressão, quando expomos nossa opinião sobre religiões africanas é discurso de ódio. Esse é o mundo atual em que somente nós, cristãos, não possuímos liberdade de expressão."

Bitencourt diz que a Constituição "garante a liberdade de culto, opinião e crítica".


SOBRE O PALCO

O cônsul-geral da Espanha em São Paulo, Miguel Gómez de Aranda y Villén, e a diretora-executiva da empresa Sustenidos, que administra o Theatro Municipal de São Paulo, Alessandra Costa,
compareceram à estreia da ópera "Café", no Municipal, realizada na terça (3), na capital paulista. Baseado em libreto de Mário de Andrade, o espetáculo tem direção de Sérgio de Carvalho e conta com a participação do Coletivo Nacional de Cultura do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.