Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Janja é reprovada por 29% dos evangélicos, diz pesquisa Quaest

Entre católicos a opinião negativa sobre a mulher de Lula cai para 15%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, tem uma pior avaliação entre evangélicos do que entre católicos e praticantes de outras religiões, mostra pesquisa Quaest. Entre os que se declaram protestantes, 29% rejeitam a socióloga, percentual praticamente idêntico aos 30% que a aprovam.

A primeira-dama Janja da Silva durante a cerimônia de posse da nova ministra da Cultura, Margareth Menezes, em Brasília - Mauro Pimentel/AFP

Já entre católicos a reprovação é de apenas 15%, contra 46% que têm uma avaliação positiva da mulher de Lula (PT). A aprovação da primeira-dama é de 52% entre os respondentes que dizem ser adeptos de outras denominações e de 41% entre os que declaram não ter religião alguma.

No total geral da população, 41% dizem ver a atuação da primeira-dama como positiva, 22% acreditam que ela é regular e 19% dizem que ela é negativa.

Na divisão por regiões, a pesquisa ainda mostra que Janja é mais bem avaliada entre nordestinos (56% avaliam sua atuação positivamente, contra 11% de negativo), mulheres (46% delas aprovam a primeira-dama, contra 36% dos homens), negros (43%, contra 40% dos brancos) e aqueles que recebem até dois salários mínimos (44%).

Entre os entrevistados que votaram em Lula no segundo turno das eleições de 2022, Janja tem a sua atuação vista como positiva por 66%, como regular por 19% e como negativa por 3%. Já entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL) o índice de rejeição é de 46% e o de aprovação, de 12%.

A pesquisa ouviu 2.016 pessoas da última sexta-feira (10) até segunda (13) e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento é financiado pela corretora de investimentos digital Genial Investimentos, controlada pelo banco Genial.

A margem de erro para as respostas sobre religião, por sua vez, é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Para o subgrupo das mulheres essa margem é de três pontos percentuais para mais ou menos, e para o Nordeste, de quatro pontos.


AGLOMERA

O cantor Carlinhos Brown
O cantor Carlinhos Brown - Leo Aversa/Divulgação

O cantor e multi-instrumentista Carlinhos Brown reunirá nomes como o cantor angolano Yuri da Cunha e a cantora baiana Mariene de Castro em seu novo álbum, "Pop Xirê", que será lançado na próxima quinta (16). O trabalho celebra os 40 anos de carreira do artista.

Seu filho caçula, Daniel, também participa do projeto —foi feita por ele a abertura da faixa "Aglomera". "Essa música tem um poder de alegria enorme porque ela nasceu com o desejo que a pandemia acabasse", afirma Brown.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.