Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

MIS e Paço das Artes serão investigados pelo governo de SP por supostas irregularidades

Secretaria de Cultura e Economia Criativa abriu processo administrativo para apurar possível descumprimento no contrato de gestão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A nova secretária de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Marilia Marton, abriu um processo administrativo para apurar possível descumprimento da Associação Cultural Ciccillo Matarazzo no contrato de gestão com o governo paulista.

A Organização Social (OS) é quem gere o MIS (Museu da Imagem e do Som), o MIS Experience e o Paço das Artes. A resolução foi publicada no Diário Oficial do estado de SP nesta terça-feira (7).

Imagem de referência do projeto da exposição “Michelangelo: Capela Sistina”.
Imagem de referência do projeto da exposição "Michelangelo: Capela Sistina" - Divulgação MIS/Experience

De acordo com a portaria, o procedimento sancionatório foi aberto a partir de um relatório do Tribunal de Contas de São Paulo. O documento teria apontado indícios de irregularidades na contratação de pessoas e no serviço da OS. Uma análise feita por uma equipe técnica da própria secretaria também teria encontrado problemas.

O procedimento será conduzido por comissão a ser definida. Procurada, a secretaria de Cultura diz, em nota, que "a ação faz parte de procedimento administrativo e tem como objetivo apurar apontamentos e recomendações contidas em relatório do Tribunal de Contas do estado de São Paulo".

"Foi instaurado procedimento sancionatório para verificar o contrato de gestão com a Associação Cultural Ciccillio Matarazzo, que administra, em parceria com a pasta, o MIS-SP, o MIS Experience e o Paço das Artes, instituições do Governo de São Paulo."

A secretaria diz ainda que "tomará as providências cabíveis após avaliação das documentações apresentadas pela OS".

Como mostrou a Folha em julho do ano passado, funcionários da OS afirmaram que as três instituições culturais estavam sofrendo um "desmonte" e reportaram falta de manutenção no prédio do MIS.

Durante reformas para aumentar o espaço expositivo do museu, no fim de fevereiro de 2022, ocorreu um vazamento de esgoto dos banheiros, danificando itens do acervo. Como forma de protesto, funcionários da reserva técnica chegaram a exibir vinis danificados, como se estivessem numa exposição.

À época do ocorrido, a Associação Cultural Ciccillo Matarazzo afirmou à Folha que o vazamento foi provocado pelo "rompimento de uma tubulação de mais 50 anos" e que os danos, todos pequenos, já haviam sido reparados.

Como mostrou a coluna, o ex-secretário municipal de Cultura de São Paulo André Sturm é cotado para assumir a direção do MIS na atual gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Atualmente, o espaço cultural é comandado por Marcos Mendonça, que assumiu o posto em 2019. Ele já foi presidente. Segundo pessoas ouvidas pela coluna, Marton não estaria satisfeita com Mendonça na direção do museu.

Procurada, a OS nega irregularidades e afirma que trabalha de forma "séria e profissional", em conformidade com a legislação. "Fomos pioneiros na tecnologia de exposições imersivas no Brasil. Além dessas atividades, implementamos um importante trabalho social e educativo nas regiões periféricas da cidade", diz ainda.


À MESA

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi homenageado em um jantar promovido na semana passada pelo grupo Esfera Brasil, em Brasília. A celebração foi realizada na casa do empresário Fernando Marques, da União Química, e de sua mulher, Samantha.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, compareceram, assim como a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão. O anfitrião da noite foi o empresário João Camargo, presidente do conselho do grupo Esfera.

Organizado por ocasião da reeleição de Lira para a presidência da Câmara, o evento reuniu ainda nomes do mercado financeiro e do empresariado como o presidente do Bradesco, Octavio de Lazari, o sócio diretor da XP Investimentos Rafael Furlanetti e o vice-preisdente institucional da Multiplan, Vander Giordano.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.