Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Privatização da Sabesp por Tarcísio 'assusta' deputados do PT, que dizem 'até sentir saudades' do PSDB

Governador de SP disse em Davos esperar entregar a empresa à iniciativa privada até o fim de 2024

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Deputados estaduais do PT se preparam para fazer uma oposição ferrenha ao projeto de privatização da Sabesp encabeçado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O embate deve marcar a principal disputa político-ideológica neste início de governo, na avaliação de parlamentares da sigla.

0
Estação de tratamento de água da Sabesp, em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo - Gabriel Cabral - 27.jul.19/Folhapress

PRESSA

Durante sua passagem pelo Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), na semana passada, o chefe do Executivo paulista disse esperar entregar a empresa à iniciativa privada até o fim de 2024. "Saneamento básico é a bola da vez. Os países, os fundos têm muito interesse em investir no Brasil", afirmou, dizendo ainda que os estudos para a privatização serão iniciados imediatamente.

RENDIMENTOS

Atualmente, a Sabesp é controlada pelo Governo de São Paulo, mas tem 49,7% de suas ações negociadas em Bolsa, tanto em São Paulo como em Nova York. Ela atende a 375 municípios e, em 2021, lucrou R$ 2,3 bilhões.

FAZ FALTA

Nas palavras de lideranças do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), a sede de Tarcísio pela privatização "assusta" e faz "até sentir saudades" do período em que o PSDB governou o estado. Prova disso seria o fato de o governador ter optado por falar da privatização do porto de Santos em seu primeiro encontro com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em vez de abordar temas como segurança e desemprego.

EM PAUTA

Entre as ideias já discutidas para barrar o projeto da Sabesp estão a de criação de uma frente parlamentar suprapartidária, voltada a mobilizar deputados estaduais de todo o espectro político contra a proposta, e a realização de conversas para sensibilizar a população sobre o tema.

EM PAUTA 2

Na avaliação da oposição, a empresa cumpre uma função social importante ao levar água a pessoas em situação de vulnerabilidade, mesmo quando há prejuízo envolvido na operação. Se entregue à iniciativa privada, sustentam, essa prática poderia ser colocada em risco.


PALCO

A atriz Andrea Tedesco recebeu convidados na estreia do espetáculo "Humilhação", na Oficina Cultural Oswald de Andrade, na noite de quarta (18), em São Paulo. O ator e colega de elenco Marcos Gomes esteve presente. Ele divide a direção da peça com Lucas Mayor, que também compareceu.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.