Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Show do RBD teve busca simultânea por 665 mil fãs, 'uma das maiores do mundo', diz empresa

Eventim diz lamentar que não 'tenha sido possível atender à grande demanda'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A busca por ingressos para os shows do grupo mexicano RBD chegou a ter mais de 665 mil fãs tentando acessar os tíquetes simultaneamente no Brasil. A informação é da Eventim, responsável pela venda das entradas no país. À coluna, a empresa diz que a demanda foi "inédita" e, provavelmente, "uma das maiores do mundo".

Fãs do RBD no estádio do Pacaembu para comprar ingressos
Fãs do RBD no estádio do Pacaembu para comprar ingressos - 3.fev.2023 -Arquivo Pessoal

Esta é a primeira vez que a Eventim se manifesta publicamente desde o início da confusão gerada em suas bilheterias, iniciada na semana passada. A empresa se tornou alvo de notificações do Procon-SP e foi acionada junto ao Ministério Público paulista, sob a acusação de favorecer cambistas durante a disponibilização dos ingressos.

Em nota enviada nesta sexta-feira (3), a empresa diz que o "esgotamento de ingressos quase que imediatamente ao início das vendas" é um fenômeno "bastante comum" nas apresentações de artistas de grande relevância, com procura muito maior do que a quantidade de lugares disponíveis. E que, no caso do RBD, houve uma "gigantesca demanda".

"Por mais que nossos sistemas e operação funcionem na normalidade, há, na sua grande maioria, um grande sentimento de frustração dos fãs que reverbera negativamente na mídia e nas redes sociais", afirma a Eventim à coluna.

No último dia 27, consumidores relataram dificuldades para concluir a compra dos bilhetes para shows da banda no site da empresa. Também foram apontados problemas na comercialização dos ingressos no estádio do Pacaembu, em São Paulo. Na ocasião, houve grande tumulto quando as entradas se esgotaram. Dono de um restaurante situado no local, Claudio Govêa disse que teve pânico e quebradeira e que precisou fechar às pressas o estabelecimento por causa da confusão.

Nesta sexta, quando foram abertas as vendas para dois shows extras em São Paulo, fãs voltaram a reclamar de dificuldades para compra no site e da atuação de cambistas na venda presencial, que novamente ocorre no Pacaembu.

Também nesta sexta, a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) entrou com um ofício solicitando que o Procon-SP e o Ministério Público de São Paulo investiguem um suposto esquema de venda ilegal dos ingressos. Ela pede que seja apurado denúncia que circula nas redes sociais de que a Eventim "possui esquema com os cambistas".

À coluna, a empresa afirma repudiar a prática de revenda de ingressos, seja ela física ou por meio de outros sites. "O cambismo é um dos principais problemas enfrentados pela indústria de entretenimento e de cultura no mundo, sendo uma prática nociva e nefasta".

A Eventim diz também que, em conjunto com a Live Nation (promotora do evento) e com empresas especializadas em segurança de grandes eventos, "preparou um plano de segurança para atender o público nas vendas na bilheteria do Pacaembu" nesta sexta (3). Brigas, porém, voltaram a ser registradas ao longo do dia.

A empresa disse ainda que prestará os esclarecimentos pedidos pelo Procon.

Fenômeno dos anos 2000, o RBD se apresenta no Brasil em quatro shows da turnê "Soy Rebelde Tour", nos dias 16, 17 e 18 de novembro no Allianz Parque, em São Paulo, e no dia 19 de novembro no estádio Nilton Santos, no Rio.

Conhecida por ser formada na novela "Rebelde", que estreou em 2004 e foi transmitida no Brasil pelo SBT, a banda continuou sua carreira mesmo depois do fim da trama e fez shows até 2009, se tornando um fenômeno no Brasil.

A turnê "Soy Rebelde Tour" promove um reencontro de cinco dos seis integrantes nos palcos. Os ingressos para as apresentações de São Paulo custam a partir de R$ 420 (cadeira superior) a pista premium (R$ 850).

Leia, a seguir, a íntegra da nota da Eventim encaminhada à coluna:

"A Eventim, empresa contratada pelos promotores do evento para realizar as vendas dos ingressos, lamenta que não tenha sido possível atender à grande demanda de fãs que gostariam de comprar ingressos para o evento. É fato que o espetáculo em questão alcançou, provavelmente, uma demanda inédita de venda de ingressos no país e uma das maiores do mundo.

Iniciadas as vendas, o inventário –ainda que amplo, mas limitado de ingressos disponíveis, se esgotou rapidamente, considerada a procura simultânea de mais de 665 mil fãs. O esgotamento dos ingressos quase que imediatamente à abertura de vendas é um fenômeno bastante comum aos artistas de grande relevância nos cenários nacionais e internacionais. Infelizmente, nestes casos em que a demanda por compra supera em muitas vezes o número de ingressos disponibilizados para a venda e por mais que nossos sistemas e operação funcionem na normalidade, há, na sua grande maioria, um grande sentimento de frustração dos fãs que reverbera negativamente na mídia e nas redes sociais.

Diante da gigantesca demanda, os promotores do evento, responsáveis por todos os aspectos do espetáculo confirmaram dois shows extras para a cidade de São Paulo, cuja abertura geral de vendas ocorreu no dia 3 de fevereiro.

A Eventim informa que recebeu, na última sexta-feira, 27 de janeiro de 2023 às 18:21, um pedido de esclarecimento preliminar da Diretoria de Atendimento e Orientação ao Consumidor da Fundação Procon SP, acerca de registros recebidos em sua plataforma relativos à aquisição de ingressos para o show do grupo RBD. Em 31 de janeiro, a Eventim, oportunamente, prestou os esclarecimentos solicitados, tendo inclusive, no mesmo dia, enviado proativamente, esclarecimentos complementares. A partir destes esclarecimentos, a mesma Diretoria de Atendimento solicitou à Eventim, nesta quinta-feira, 02 de fevereiro de 2023, às 18h05, outras informações complementares, que serão prestadas no prazo indicado.

A Eventim reitera seu compromisso de cooperação com os órgãos competentes nos temas relevantes à venda de ingressos, sempre com o objetivo de trazer a melhor experiencia para os fãs.

Vale acrescentar que a Eventim repudia a prática de revenda de ingressos (cambismo), seja ela física ou através de sites como Viagogo, Stubhub, Funbynet, Eventbrite dentre outros. O cambismo é um dos principais problemas enfrentados pela indústria de entretenimento e de cultura no mundo, sendo uma prática nociva e nefasta, que prejudica não apenas a indústria em si (incluindo promotores, artistas e trabalhadores do setor); os consumidores, que acabam comprando ingressos mais caros e/ou falsificados; e o próprio Estado, já que não há recolhimento de impostos sobre esta prática ilegal. Inúmeros questionamentos e processos contra empresas de revenda de ingressos têm ocorrido pelo mundo. A Abrevin (Associação de Empresas de Venda de Ingressos), da qual a Eventim é associada, solicitou formalmente à Secretaria de Justiça e Cidadania do Procon-SP em 4 de agosto de 2022 que o órgão investigasse esta prática ilegal e nociva.

A Eventim seguirá reforçando os controles e práticas de segurança na venda de seus ingressos. A empresa, em conjunto com o promotor do evento e com empresas especializadas em segurança de grandes eventos, preparou um plano de segurança especial para atender o público nas vendas na bilheteria física do Pacaembu nos dias 2 e 3 de fevereiro e espera contribuir com as autoridades na atuação contra os cambistas. A empresa irá trabalhar ao lado das autoridades para que esta prática seja sempre apurada pelos órgãos competentes e seus culpados punidos.

A Eventim está presente em 27 países e é responsável pela comercialização de mais de 250 milhões de ingressos para em torno de 180 mil eventos por ano (eventos como Jogos Olímpicos de Paris e do Rio de Janeiro, final da Copa Libertadores da América de futebol em 2021 e de grandes turnês de artistas internacionais como Coldplay, entre diversos outros).

A empresa, líder do mercado europeu e a segunda maior empresa do mundo em venda de ingressos, informa que seus sistemas seguem os mais altos níveis de segurança tecnológica e possuem capacidade para processar a demanda intensa de tais eventos, o que se verificou, diante da efetiva aquisição, pelo público consumidor, do total de ingressos disponíveis à venda."


PALCO

A diretora Sandra Corveloni recebeu convidados, na noite de quarta (1º), na estreia da peça "A Divina Farsa", da Cia. La Mínima, no Itaú Cultural. O presidente da Fundação Itaú, Eduardo Saron, esteve presente. A produtora Luciana Lima, viúva do ator Domingos Montagner, fundador do grupo de teatro e circo, também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.