Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Troféu Raça Negra homenageará Glória Maria em 2023

Apresentadora recebeu o prêmio duas vezes por sua atuação antirracista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Troféu Raça Negra, que premia personalidades atuantes no combate ao racismo e na defesa da população negra, será batizado com o nome da apresentadora Glória Maria na edição deste ano. A entrega da honraria está prevista para o mês de novembro.

O ator Paulo Betti e a apresentadora Glória Maria na 19ª edição do Troféu Raça Negra, em 2021, em que foram mestres de cerimônia - Divulgação

Responsável pela concessão do prêmio, que em 2023 chegará à sua 21ª edição, a Universidade Zumbi dos Palmares também dará o nome da apresentadora a uma de suas salas de aula e ao curso de jornalismo, que ainda está sendo estruturado e será lançado sob a alcunha "Curso de Jornalismo Glória Maria".

As decisões foram tomadas pelo reitor da instituição, José Vicente, após o anúncio da morte de Glória nesta quinta-feira (2). No início dos anos 2000, a jornalista foi a madrinha da segunda turma de formandos da Zumbi dos Palmares.

Glória Maria recebeu o Troféu Raça Negra duas vezes e aceitou o convite para apresentá-lo em outras três ocasiões. Nos últimos anos, o prêmio homenageou personalidades como Luiz Melodia e Ismael Ivo.

De acordo com a Zumbi dos Palmares, a honraria é concedida "a negros e não negros pela relevância de suas ações e trabalho no combate pela equidade racial, na luta contra o racismo e, acima de tudo, na busca por uma melhor condição de vida para os negros".

Em entrevista à coluna em 2018, revelou que o racismo a levou a ser uma das últimas repórteres de sua geração a encarar a TV. "Fui a última a entrar no ar, por minha causa. Tive que fazer trabalho com psicólogo e de voz porque eu tinha medo da reação das pessoas", afirmou, na ocasião. "Só tem branco na televisão, aí vai aparecer eu?"

Olhando em retrospecto, no entanto, a jornalista dizia ver o racismo mais fortalecido nos dias atuais. "Antes, era você com a sua voz e seu sentimento racista. Hoje, você tem como ampliar essa voz. Tem internet, rede social, informação que vem do outro lado do mundo."


NO TOPO

A procuradora Lilian Azevedo tomou posse como presidente da Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM), na quarta-feira (1º), no auditório do Conselho Federal da OAB, em Brasília. Ela é a primeira mulher negra a assumir o posto na história da entidade. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, prestigiaram a cerimônia.

com BIANKA VEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.