Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ex-ministro Franklin Martins fará lançamento de novo livro em São Paulo

Série 'Quem Foi que Inventou o Brasil?' revisita a história do país por meio da música

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-ministro e jornalista Franklin Martins promoverá em São Paulo o lançamento do novo livro de sua série "Quem Foi que Inventou o Brasil?", em que revisita a história do país por meio da música. Enumerada como volume zero, a obra sucede três edições que se dedicaram ao período entre 1902 e 2002.

O ex-ministro Franklin Martins durante evento no Teatro Eva Herz, em São Paulo - Bruno Poletti - 15.set.2016/Folhapress

MELODIA

Com 614 páginas, a publicação traz o subtítulo "A Música Conta a História do Império e do Começo da República (1822-1906)" e se propõe a mostrar que "a invenção do Brasil pela música" é muito mais antiga do que se pensa. Cerca de 300 faixas compostas no período foram reunidas pelo autor e disponibilizadas em um site —a maioria delas, gravada pela primeira vez justamente por causa do livro.

MELODIA 2

"Algumas das canções deste período foram produzidas nos palácios e instituições oficiais, mas a maioria nasceu nas ruas, ou seja, nos circos, barracas, senzalas, teatros, salões, rodas de boêmios, cafés-cantantes e chopes berrantes", afirma Martins.

MELODIA 3

"Também no Império, nossa música popular, cantando e brincando, buscou os caminhos para registrar os fatos do momento e expressar insatisfações e esperanças, muitas vezes trombando com os donos do poder", diz ainda. O evento de lançamento da obra será realizado na livraria Patuscada, na capital paulista, na próxima quinta-feira (9), a partir das 19h.


PORTAS ABERTAS

A secretária de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Marilia Marton, prestigiou o coquetel de inauguração da Pina Contemporânea, na capital paulista, realizada na noite de quinta (2). Os irmãos e artistas Gustavo e Otávio Pandolfo, da dupla Osgêmeos, estiveram lá. A diretora vice-presidente do Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), Juliana Siqueira de Sá, também compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.