Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Prefeitos de SP pediram ao governo que ampliasse a vacinação da dose de reforço

Na capital paulista, porém, Ricardo Nunes passou a se queixar sobre a disponibilização do imunizante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na semana passada, prefeitos do estado de São Paulo pediram ao Ministério da Saúde que ampliasse as faixas etárias que poderiam receber a vacina bivalente contra a Covid-19, a fim de evitar desperdício.

O pedido foi feito em uma carta assinada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), órgão que reúne gestores de saúde do estado e de municípios paulistas, e pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems-SP).

Idoso recebe vacina bivalente contra a Covid-19, em posto de saúde na Bela Vista, centro de São Paulo; imunização agora é aberta para todos acima de 18 anos - Rubens Cavallari - 27.fev.23/Folhapress

"Os municípios recebem as vacinas descongeladas, o que diminui o prazo de validade delas", afirmaram os gestores, solicitando que a campanha também pudesse atender "pessoas que estão com a dose de reforço em atraso" ou então "adolescentes e adultos que não fazem parte da estratégia bivalente neste momento".

Na última segunda (24), menos de uma semana após o recebimento da carta, o Ministério da Saúde atendeu à demanda e ampliou a campanha contra a Covid-19 em todo o país.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), destoando dos demais, passou a se queixar sobre a disponibilização das doses da vacina bivalente contra a Covid-19.

No mesmo dia em que foi ampliado o reforço, o emedebista reclamou que a capital paulista não tinha imunizantes suficientes para toda a população adulta e que não havia sido comunicado previamente sobre a expansão da campanha vacinal.

Integrantes do governo, no entanto, afirmam que não faria sentido despachar milhões de doses para São Paulo antes que o município estabeleça um cronograma e defina quantas unidades serão necessárias para cada etapa da imunização.

Do contrário, sustentam, haveria o risco de que as vacinas percam a sua validade e precisem ser incineradas, como ocorreu sob a gestão de Jair Bolsonaro (PL).

Integrantes do governo criticam a postura, e Nunes está sendo visto como uma espécie de "lobo solitário" em suas queixas.

O entendimento é o de que o prefeito de São Paulo deveria focar em superar a hesitação da população em tomar a vacina bivalente em vez de se dedicar às queixas, já que a pasta estaria pronta para disponibilizar, a qualquer momento, as doses que forem requisitadas.

"A percepção da procura pela vacina bivalente não tem correspondido à expectativa inicial de que a população continuaria buscando a vacinação como forma de se prevenir da doença", afirmou, à pasta, a carta da CIB e do Cosems-SP.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.