Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Itamaraty

Primeiro relatório sobre brasileiras na Alemanha indicou necessidade de investigação da PF, diz cônsul

Alexandre Vidal Porto recebeu Kátyna Baía e Jeanne Paolini em sua casa após a saída do presídio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O primeiro relatório do consulado do Brasil em Frankfurt sobre a prisão das brasileiras Kátyna Baía e Jeanne Paolini já indicava à Polícia Federal a necessidade de investigar o caso. À coluna, o cônsul brasileiro em Frankfurt, Alexandre Vidal Porto, diz que a inocência do casal era "patente" desde o início e que o caso divergia de padrões de tráfico internacional.

jeanne e kátyna posam para foto segurando canecas de cerveja. elas sorriem, são brancas, têm cabelos castanhos
As brasileiras Kátyna Baía e Jeanne Paollini celebram liberdade em restaurante após deixarem prisão na Alemanha, onde ficaram detidas por um mês - Alexandre Vidal Porto

AGENDA 

A equipe consular fez uma visita às brasileiras três dias após elas terem sido detidas sob a falsa acusação de tráfico internacional de droga, em 5 de março.

SINAIS 

O cônsul afirma que, normalmente, em casos deste tipo, é comum que os criminosos neguem envolvimento no momento da detenção, mas depois, já na prisão, demonstrem arrependimento. "Kátyna e Jeanne foram muito firmes sobre a inocência delas."

GRADE

O casal foi solto na última terça-feira (11), após mais de um mês em um presídio feminino. "Já sabíamos que não faltava muito [para elas serem liberadas], mas foi um dia muito incerto", lembra ele, sobre o momento que recebeu a ligação com a notícia. "Eu não tinha acesso direto à Justiça alemã e dependia de intermediários para ter informações. Não sabia se [as provas que estavam faltando já] tinham chegado às autoridades locais."

GRADE 2

Vidal Porto foi buscar a família das brasileiras no aeroporto, enquanto outra equipe foi receber o casal na saída do presídio. O cônsul decidiu que Kátyna e Jeanne fossem levadas ao seu apartamento, onde o reencontro ocorreu.

"Pensei: ‘Não vou tirar elas da prisão para recebê-las em uma repartição [no consulado]. Elas vão se sentir acarinhadas [na minha casa]. Tenho um cachorro, a Jeanne é veterinária, e tinha um rocambole super gostoso", diz.

TUDO JUNTO 

O encontro com a família, segundo ele, foi marcado por abraços e muita emoção. "Tomamos uma cerveja e saímos para jantar." Ele compartilhou uma fotografia da noite nas redes sociais, celebrando a ocasião.

PRATÃO 

"As duas bateram um pratão de cotoletta milanese [bife à milanesa]. Foi uma chuva de carinho e amor", celebra. O cônsul diz que recebeu ligações de políticos de diferentes espectros ideológicos preocupados com o caso. "É gratificante ser parte da correção de uma injustiça."


PARIS É UMA FESTA

O apresentador Zeca Camargo comemorou seus 60 anos em viagem com amigos e familiares para Paris. As atrizes Camila Pitanga e Maria Fernanda Cândido participaram das celebrações na capital francesa. O casal de cineastas Marina Person e Gustavo Rosa de Moura também esteve presente.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.