Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Itamaraty

Michelle Bolsonaro cobra Itamaraty no caso de brasileiras presas na Alemanha após troca de malas

Kátyna Baía e Jeanne Paolini foram detidas no dia 5 de março

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro cobrou ações do Itamaraty no caso das duas brasileiras presas há mais de um mês na Alemanha por tráfico de drogas após as etiquetas de suas bagagens serem trocadas.

A mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilhou uma reportagem do caso em suas redes sociais nesta segunda-feira (10) e pediu que seus seguidores também cobrassem medidas do Ministério das Relações Exteriores do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Kátyna Baía e Jeanne Paolini sorriem em frente a uma lagoa em foto tirada em viagem anterior
As goianas Kátyna Baía e Jeanne Paolini estão há um mês presas na Alemanha por suspeita de tráfico de drogas após terem as etiquetas das suas bagagens trocadas e colocadas em malas contendo 40kg de cocaína - Kátyna Baía no Instagram

"Até agora nada! Marquem o @itamaratygovbr [conta oficial da pasta] para solucionar o problema das nossas brasileiras", escreveu.

A empresária Kátyna Baía, 44, e a mulher, Jeanne Paolini, 40, foram presas no dia 5 de março ao chegar ao aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, onde fariam uma escala antes do destino final, a capital Berlim.

A acusação era de que estariam levando 40 kg de cocaína na bagagem despachada —mas as malas não eram delas, segundo a PF (Polícia Federal).

O caso disparou uma investigação que culminou, na última semana, na prisão de seis suspeitos na Operação Iraúna. A PF aponta que o método de ação dos narcotraficantes consiste em retirar aleatoriamente etiquetas de bagagens despachadas e colocá-las em malas contendo drogas.

O inquérito apontou a inocência de Kátyna e Jeanne, incluindo imagens que comprovariam que as bagagens despachadas por elas no aeroporto de Goiânia tiveram as etiquetas trocadas no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), onde fizeram escala.

Os resultados da investigação brasileira foram encaminhados para a Justiça alemã na última quinta-feira (6), como informado nas redes sociais pelo secretário Nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho. No dia anterior, uma audiência de custódia manteve a prisão das brasileiras, que estão detidas há mais de um mês.

Como mostrou a Folha, as brasileiras relatam demora da Justiça alemã e falta de acesso a remédios. Procurado, o Itamaraty afirma que "está em contato com as autoridades locais pertinentes e presta assistência consular às nacionais brasileiras".

O ministério também diz, em nota, que informações detalhadas poderão ser repassadas somente mediante autorização dos envolvidos.


TABLADO

O diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, e a apresentadora Marília Gabriela compareceram à estreia da peça "A Cerimônia do Adeus", realizada no Teatro Anchieta, do Sesc Consolação, em São Paulo, no último sábado (8). Dirigido por Ulysses Cruz, o espetáculo tem a atriz Malu Galli em seu elenco. A atriz Helena Ranaldi prestigiou o evento.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.