Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu LGBTQIA+

Entidades denunciam supostas irregularidades de conselho sobre direitos LGBTQIA+ do governo

Grupos enviaram notificação extrajudicial ao Ministério dos Direitos Humanos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Entidades do movimento LGBTQIA+ enviaram nesta quarta-feira (17) uma notificação extrajudicial ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania contra a posse de integrantes do conselho sobre direitos LGBTQIA+.

Intitulado Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e Outras (CNLGBTQIA+), o colegiado é uma reformulação do antigo Conselho Nacional de Combate à Discriminação LGBT, extinto ainda no começo do governo de Jair Bolsonaro (PL).

Congresso Nacional é iluminado com as cores da bandeira LGBTQIA+, em Brasília - Gabriela Biló - 17.mai.2022/Folhapress

O órgão, recriado no governo Lula, é composto por 38 pessoas, divididas igualmente entre representantes da sociedade civil e do governo. Os indicados tomaram posse nesta quarta.

Na notificação, as entidades afirmam que o processo de chamamento público para definir composição do CNLGBYQIA+ foi marcado por irregularidades, como a ausência da exigência de tempo mínimo de atividade das entidades e a escolha de organizações que não teriam a causa LGBTQIA+ como sua atuação principal.

O grupo argumenta que a entidade Mães Pela Resistência, uma das selecionadas, foi fundada em dezembro de 2021, sendo que o edital tem como requisito pelo menos dois anos de atividade.

"Ainda, as notificantes trazem à baila um fato no mínimo estranho, uma vez que a prioridade do chamamento público visa a habilitação de instituições do campo LGBTQIA+, surpreendendo as escolhas da Abong [Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais] e Anped [Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação], instituições da sociedade civil que não têm seu foco principal de atuação na população LGBTQIA+", segue o documento.

As entidades pedem que o ministério comandado por Silvio Almeida tome providências em caráter de urgência, uma vez que a posse do conselho ocorreu nesta quarta.

A notificação é assinada pelas organizações Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil, Rede Gay Brasil,
Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura e Instituto Brasileiro Trans de Educação.

Elas são representadas pelo advogado William Callegaro. "Pensei duas vezes antes de elaborar a peça, pois hoje [Dia Internacional de Combate a LGBTfobia] é um dia que deveria ser de união, porém não poderia ficar omisso frente às irregularidades que me foram apresentadas", afirma ele.

Procurado, o ministério diz, em nota, que "recebemos com entusiasmo todas as candidaturas e debruçamo-nos dedicadamente à análise dos documentos enviados pelos movimentos pleiteantes, avaliando-os de acordo com os critérios" do edital.

"Frente à análise das candidaturas, algumas organizações não cumpriram os critérios de comprovação de atuação nacional e, mesmo reconhecendo sua importância, não pudemos selecioná-las. Outras organizações, as quais igualmente reconhecemos enquanto potentes e com impacto relevante, não foram selecionadas como conselheiras devido a quantidade do número de vagas, sendo utilizado como critério de escolha a maior participação equilibrada entre organizações e movimentos representativos dos diferentes segmentos das pessoas LGBTQIA+."


TABLADO

O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-S), a cantora Ceumar e o presidente do Instituto Tomie Ohtake, o arquiteto Ricardo Ohtake, prestigiaram, na sexta (12), a estreia da ópera "O Guarani", no Theatro Municipal de São Paulo.

A montagem é assinada por Ailton Krenak e Cibele Forjaz. O líder indígena propõe uma releitura da obra-prima de Carlos Gomes excluindo o balé e inserindo música indígena no espetáculo. A ópera tem a participação da Orquestra e do Coro Guarani do Jaraguá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.