Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Lira pressiona a PF contra divulgação de investigações que envolvem seus assessores

Caso de suspeita de corrupção tem causado desgaste ao presidente da Câmara dos Deputados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reclamou diretamente para o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, do que considera "vazamento" de informações sobre as investigações que envolvem pessoas diretamente ligadas a ele.

0
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, durante sessão para a votação da MP que reorganiza os ministérios do governo Lula, em Brasília - Pedro Ladeira - 31.mai.2023/Folhapress

SOLTO A VOZ

A pressão do presidente da Câmara foi feita há alguns dias. Lira e Andrei falaram por telefone quando o caso das vendas de kits de robótica superfaturados para prefeituras de Alagoas começou a ganhar as manchetes de todos os jornais e portais relevantes do país. Fotos de dinheiro vivo encontrado na casa dos investigados já potencializavam a história.

VOZ 2

O presidente da Câmara primeiro reclamou com os assessores parlamentares da PF, que atuam no Congresso. Eles então fizeram a ligação para que ele pudesse conversar diretamente com Andrei Rodrigues.

PF acha cofre superlotado de dinheiro em operação contra aliados de Lira
PF acha cofre superlotado de dinheiro em operação contra aliados de Lira - Divulgação

NADA A VER

Os policiais disseram a Lira que a PF não tinha divulgado nenhum dado a jornalistas, mas que não tinha controle da circulação das informações, já que Ministério Público Federal, Controladoria-Geral da União e também os advogados dos envolvidos teriam acesso a elas.

ASSINATURA

Lira insistiu com a PF para que se comprometesse a evitar o vazamento de informações. O escândalo tem causado desgaste ao presidente da Câmara.

LINHA

O caso foi revelado pela Folha em abril do ano passado. Naquele ano, o governo de Jair Bolsonaro (PL) destinou R$ 26 milhões de recursos do MEC (Ministério da Educação) para a compra de kits de robótica por pequenas cidades de Alagoas.

LINHA 2

As cidades que adquiriram os kits têm problemas básicos de infraestrutura, como faltas de salas de aula, de internet e até de água encanada.

SUPER CARO

Além disso, cada kit foi adquirido pelas prefeituras por R$ 14 mil, valor muito superior ao praticado no mercado e ao de produtos de ponta de nível internacional.

BEM PERTO

As investigações chegaram a Luciano Cavalcante, assessor mais próximo de Lira e que trabalhava na liderança do PP na Câmara.

BEM LONGE

Na segunda (5), o assessor foi exonerado.

FESTEJOS

A cantora Alcione e a atriz Fernanda Montenegro se encontraram nos bastidores do 30º Prêmio da Música Brasileira, que foi realizado na semana passada, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia também prestigiaram o evento, que homenageou Alcione. O comunicador Felipe Neto e o ator Lázaro Ramos marcaram presença.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.