Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Setor privado concentra 80% dos empregos na área da saúde no Brasil

Levantamento consta em estudo inédito feito pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um estudo inédito feito pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) afirma que, no Brasil, 80% dos empregos formais com carteira assinada na área da saúde estão localizados no setor privado.

Enfermeira observa os monitores da Central de Monitoramento Assistencial do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo - Lalo de Almeida - 27.mai.2019/Folhapress

CARTEIRA ASSINADA

Das 4,7 milhões de oportunidades contabilizadas até fevereiro deste ano, apenas 949,2 mil estavam vinculadas a órgãos públicos, segundo o levantamento.

RECORTE

Sozinho, o Sudeste concentra cerca de metade dos vínculos empregatícios da saúde privada, com 2,3 milhões de profissionais como enfermeiros, cirurgiões dentistas, faxineiros, assistentes administrativos, cuidadores e auxiliares de escritório em atividade. As regiões Nordeste (932,7 mil), Sul (695,4 mil), Centro-Oeste (493,6 mil) e Norte (272,8 mil) aparecem na sequência.

RECORTE 2

Em comparação com o ano passado, porém, o estudo identificou uma diminuição de vagas na saúde no Centro-Oeste (-0,9%), no Norte (-0,6%) e no Sudeste (-0,4%).

OLHO VIVO

"Na comparação trimestral, houve leve redução, de 0,3%, no volume total de empregos gerados", afirma o superintendente-executivo do IESS, José Cechin. De acordo com o dirigente, a queda foi puxada pelo setor público, que teve uma baixa de 2,1% em suas vagas.


VELINHAS

O cônsul-geral e diretor do Centro de Promoção da República Argentina em São Paulo, embaixador Luis María Kreckler, recebeu convidados na residência oficial do país na capital paulista, na semana passada, para celebrar o 213° aniversário da Revolução de Maio. O cônsul-geral da Suíça em São Paulo, Pierre Hagmann, e a cônsul-geral do Uruguai em São Paulo, Marta Echarte Baraibar, estiveram lá

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.