Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ivald Granato ganha exposição na Dan Galeria em agosto

Mostra 'Seres' apresentará obras da fase áurea do artista, morto em 2016

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O artista Ivald Granato será homenageado com a exposição "Seres", que a Dan Galeria vai abrir em 19 de agosto.

O curador Daniel Rangel escolheu como recorte para a mostra apresentar o período figurativo de Granato, que abrange obras produzidas de meados dos anos 1980 até os anos 2000. Esta é a fase considerada áurea na carreira do artista, quando fez grande sucesso no Brasil e também explodiu na Alemanha.

O pintor Ivald Granato em seu ateliê
O pintor Ivald Granato em seu ateliê em São Paulo, que foi ponto de encontro de artistas e intelectuais - Acervo Ivald Granato/Divulgação

Nesta época, o ateliê do pintor localizado entre a rua Henrique Schaumann e a avenida Brasil, na capital paulista, costumava reunir artistas e intelectuais.

Granato, que morreu há sete anos, em julho de 2016, foi um dos pioneiros da performance no país e transitou entre desenho, pintura, escultura, vídeos e múltiplos suportes.

As peças que serão exibidas fazem parte do Acervo Ivald Granato, que é mantido por sua família como forma de conservar e divulgar o seu legado.

"Pintor no Estúdio", obra de 1992 de Ivald Granato, que estará na exposição "Seres"
"Pintor no Estúdio", obra de 1992 de Ivald Granato, que estará na exposição "Seres" - Ana Pingosso/Divulgação

"É maravilhoso ver a obra do meu pai viva e pulsante, com seu lugar garantido na história da arte e da vanguarda. Ele e sua geração são merecedores, pois romperam todas as barreiras para as novas gerações. São artistas por inteiros que ficaram em seus ateliês trabalhando sem parar", diz a jornalista Alice Granato, filha de Ivald e diretora do acervo.

"Seres" marcará a entrada do artista na Dan Galeria e seu retorno ao mercado de arte.

O pintor Ivald Granato em seu ateliê em São Paulo
O pintor Ivald Granato em seu ateliê em São Paulo - Pablo Di Giulio/Divulgação

GRAVANDO

Benedita Casé e Pedro França
Benedita Casé e Pedro Henrique França lançam videocast - João Pedro Januário/Divulgação

O cineasta Pedro Henrique França e a diretora Benedita Casé vão lançar no próximo dia 3 de agosto o videocast PcDPOD, que eles afirmam ser o primeiro podcast em vídeo feito por pessoas com deficiência.

Serão oito episódios, disponibilizados semanalmente em um canal no YouTube e também no Spotify. A produção é da Dia Estúdio.

"O nome veio dessa ideia de afirmar que nós podemos ser e fazer o que quisermos, e não o que o capacitismo da sociedade brasileira determinou que éramos capazes", diz Pedro.

O último episódio vai ao ar em 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Na data, Pedro e Benedita vão receber como convidadas suas mães, Maria Helena e Regina Casé, respectivamente.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.