Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus LGBTQIA+

MPF investigará André Valadão por homotransfobia

Pastor insinuou que os fiéis deveriam matar membros da comunidade LGBTQIA+

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ministério Público Federal (MPF) vai investigar o pastor evangélico André Valadão por suposto crime de homotransfobia. Em um culto transmitido pela internet, o líder religioso insinuou que os fiéis deveriam matar membros da comunidade LGBTQIA+.

Como mostrou a coluna, o Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) também abriu inquérito contra Valadão por falas agressivas contra pessoas LGBT+. Procurado, ele não respondeu até a publicação deste texto.

O pastor André Valadão
O pastor André Valadão - @andrevaladao no Twitter

O episódio no domingo (2) na Igreja Batista Lagoinha em Orlando, nos Estados Unidos. "Agora é a hora de tomar as cordas de volta e dizer: Pode parar, reseta! Mas Deus fala que não pode mais", afirmou o Valadão. "Ele diz: ‘Já meti esse arco-íris aí. Se eu pudesse, matava tudo e começava de novo. Mas prometi que não posso’. Agora está com vocês."

O pastor, então, insiste com os fiéis: "Não entendeu o que eu disse? Agora, tá com vocês! Deus deixou o trabalho sujo para nós".

O procurador regional dos Direitos do Cidadão no, Acre Lucas Costa Almeida Dias, é o responsável pela denúncia no MPF.

Valadão assumiu no fim de 2022 a liderança da Lagoinha Global, com mais de 700 templos no Brasil e no mundo. Subiu na hierarquia após seu pai, Márcio Valadão, nome respeitado no meio, se aposentar.

Na campanha eleitoral do ano passado, o pastor foi um dos apoiadores evangélicos mais entusiasmados de Jair Bolsonaro (PL).

A investigação do MP-MG atendeu a uma apresentação protocolada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP). Ela denunciou um culto feito pelo líder religioso em junho, mês em que é comemorado o Orgulho LGBTQIA+, chamado "Deus odeia o orgulho".

"Considero que hoje é o mês que Deus mais repugna na humanidade", disse o pastor. A parlamentar fez uma denúncia complementar desta fala mais recente, para ser anexada ao processo.


A atriz Vera Zimmermann recebeu convidados, na semana passada, na estreia do solo "Diadorim", protagonizado por ela, no palco do Centro Cultural São Paulo, na capital paulista. O ator Tuca Andrada prestigiou o evento. A atriz Bete Coelho e o diretor Gabriel Fernandes também passaram por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.