Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Procedimentos com planos de saúde odontológicos cresceram 6,8% em 2022, diz estudo

Levantamento é do do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um estudo feito pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) mostra que o número de procedimentos odontológicos no Brasil atingiu a marca de 184,5 milhões em 2022, um crescimento de 6,8% em relação ao ano anterior.

Houve, porém, uma queda de 0,6% se comparado a 2019, período antes da pandemia de Covid-19, quando foram realizados 185,6 milhões de procedimentos. Os dados incluem procedimentos realizados em clínicas e consultórios por meio de planos de saúde exclusivamente odontológicos.

Paciente é atendido por dentista
Paciente é atendido por dentista - @carocaro1987/Unsplash.com

Em 2020, com a crise sanitária, o índice caiu para 154,3 milhões. Já no ano seguinte, subiu para 172,7 milhões, até atingir o patamar de 184,5 milhões em 2022.

"Os dados do estudo mostram que existe um ponto de atenção. Apesar do volume ter aumentado entre 2020 e 2022, [ele] ainda não atingiu a marca registrada em 2019. Muitas pessoas ainda não retornaram às clínicas e aos consultórios odontológicos para realização de procedimentos assistenciais", diz o superintendente-executivo do IESS, José Cechin.

Segundo a análise, no ano passado as operadoras gastaram R$ 3,3 bilhões com assistência à saúde odontológica –valor 5% maior em relação a 2021.


À MESA

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), debateu os rumos da reforma tributária em almoço organizado pelo grupo Lide, criado pelo ex-governador de São Paulo João Doria. O presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Isaac Sidney, compareceu ao evento, realizado na segunda (24), no hotel Palácio Tangará, em São Paulo. O empresário Washington Cinel, do grupo Gocil, e o presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), João Galassi, também marcaram presença.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.