Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus TSE

STF diz que Barroso se referia ao voto popular quando discursou sobre derrota do bolsonarismo

Magistrado virou alvo de apoiadores do ex-presidente depois de discursar no Congresso da UNE

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu divulgar uma nota para contextualizar as declarações do ministro Luís Roberto Barroso no Congresso da UNE, na quarta (12).

A Corte afirma que Barroso se referia ao voto popular quando afirmou que "nós derrotamos o bolsonarismo" em discurso feito aos estudantes.

A imagem mostra três homens brancos sorrindo
Os ministros Luís Roberto Barroso (STF) e Flávio Dino (Justiça) na abertura de congresso da UNE - Yuri Salvador/UNE

Depois da fala, parlamentares ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmaram que vão pedir o impeachment do magistrado.

"O ministro do STF Luís Roberto Barroso, o ministro da Justiça, Flavio Dino, e o deputado federal Orlando Silva estiveram juntos, no Congresso da UNE, para uma breve intervenção sobre autoritarismo e discursos de ódio. Todos eles participaram do movimento estudantil na sua juventude", afirma a nota.

"Apesar do divulgado [referindo-se a vaias recebidas pelo ministro por um grupo de estudantes que se opõe à atual direção da UNE], os três foram muito aplaudidos", segue o texto do STF.

"As vaias —que fazem parte da democracia— vieram de um pequeno grupo ligado ao Partido Comunista Brasileiro, que faz oposição à atual gestão da UNE. Como se extrai claramente do contexto da fala do ministro Barroso, a frase 'nós derrotamos a ditadura e o bolsonarismo' referia-se ao voto popular e não à atuação de qualquer instituição", finaliza o texto.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.