Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus TSE

'Coisa de maluco', disse Bolsonaro a senador que planejava gravar Alexandre de Moraes

Ex-presidente afirmou à coluna que ficou apenas 'olhando para a cara' de Marcos do Val e do então deputado Daniel Silveira quando eles falavam sobre como desqualificar ministro do STF

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) volta a depor na Polícia Federal nesta quarta-feira (12), sob suspeita de envolvimento em um plano golpista com o senador licenciado Marcos do Val e o ex-deputado Daniel Silveira, hoje preso.

O próprio senador revelou que o plano era gravar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para depois questionar sua isenção para comandar as eleições na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e questionar o próprio pleito presidencial.

O ex-presidente Jair Bolsonaro durante entrevista à coluna, em São Paulo - Marlene Bergamo - 25.jun.2023/Folhapress

Bolsonaro vai dizer que recebeu, sim, Do Val e Daniel Silveira no Palácio da Alvorada quando era Presidente da República, mas que ficou só ouvindo o que os dois falavam.

Em conversa por vídeo de WhatsApp com a coluna, o ex-presidente afirmou que ficou "apenas olhando para a cara dos dois", sem participar de nada. E que "nunca havia conversado na minha vida" com Do Val antes desse encontro.

Ele afirma ainda que, na conversa, Daniel Silveira ficou tentando arrancar do senador informações sobre o magistrado, sem sucesso.

E ironiza a dupla: "É esse o pessoal que queria dar um golpe".

"É mais um tiro n'água contra mim", afirma Bolsonaro. "Enquanto isso, tem três militares ligados a mim presos. Ou melhor, dois, já que o [tenente-coronel Mauro] Cid não é mais meu [não integra sua equipe]. E mais de 250 cidadãos também presos [por participarem dos atos golpistas de 8/1]".

A defesa do ex-presidente vai invocar também mensagens do celular do senador Do Val encaminhadas a Bolsonaro e que teriam sido originalmente enviadas a Alexandre de Moraes. Nelas, o parlamentar tentava marcar um encontro com o ministro.

Nelas, Do Val afirma ao magistrado que o deputado Daniel Silveira estaria "fazendo toda a movimentação com o objetivo de levá-lo à perda de função de ministro e até ser preso".

Bolsonaro, de acordo com a mensagem do celular apreendido, teria respondido apenas: "Coisa de maluco".


CLIQUE

A editora de fotografia Ivana Debértolis e a editora, curadora e produtora Mônica Maia receberam convidados na abertura da exposição "Imagens para o Futuro", realizada no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo, na noite de terça (11). A curadoria da mostra é assinada por elas. A artista Helen Salomão e a fotógrafa Eliara Andrade estiveram lá. O diretor da instituição, André Sturm, prestigiou o evento.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.