Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Hospitais de SP não registram aumento em internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave

Pesquisa do SindHosp aponta que enfermidades crônicas e outras doenças respiratórias são principais causas de hospitalizações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma pesquisa realizada pelo SindHosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios de São Paulo) com 79 hospitais privados do estado paulista mostra que a grande maioria deles (96%) não registrou aumento no número de internações de pacientes adultos com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Movimento no Hospital Infantil Cândido Fontoura, na zona leste da capital paulista
Movimento no Hospital Infantil Cândido Fontoura, na zona leste da capital paulista - Rubens Cavallari - 06.jan.2022/Folhapress

A maior parte das unidades de saúde (93%) também não verificou crescimento na hospitalização de crianças por causa da síndrome. O levantamento foi realizado no período de 3 a 11 de agosto com 41 hospitais localizados na Grande São Paulo e 38 no interior paulista.

Enfermidades crônicas (88%) e outras doenças respiratórias que não a SRAG (77%) foram apontadas como as principais causas de internações hospitalares no intervalo do estudo. Em terceiro lugar apareceram as viroses em geral, que foram citadas por 41% das unidades.

Para o presidente do SindHosp, o médico Francisco Balestrin, os dados indicam que o atendimento das SRAGs caíram nos hospitais e deram lugar a outras doenças respiratórias típicas do inverno. "Importante é que a população continue seguindo o calendário de vacinação", diz ele.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.