Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu universidade

Universidade Federal de Lavras votará homenagem a ex-ministro da ditadura

Morto em junho deste ano, Alysson Paolinelli chegou a convocar apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) às portas dos quartéis em 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, votará na quarta-feira (2) uma proposta de homenagem ao ex-ministro Alysson Paolinelli, que chefiou a Agricultura no governo Ernesto Geisel, durante a ditadura militar (1964-1985).

A proposição tem causado espécie entre a comunidade universitária. Além de sua relação com o regime militar, Paolinelli, morto em junho deste ano, foi um apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e chegou a convocar agricultores a irem às ruas e às portas dos quartéis contra o resultado das eleições de 2022.

O ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli no Senado, em Brasília - Jefferson Rudy - 8.nov.2021/Agência Senado

"A Constituição nossa já foi rasgada", afirmou, em vídeo gravado após o pleito que sagrou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vencedor. "Não resta mais nada a não ser a posição do povo. Nós precisamos estar na rua, aqui em Brasília e no Brasil inteiro, fazendo a defesa dos nossos direitos, porque eles vão ser totalmente destroçados."

A proposta de homenagem ao ex-ministro foi enviada ao reitor da UFLA, João Chrysostomo, em 25 de julho. Assinado pelo diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, Luiz Henrique Rezende Maciel, o documento sugere que a avenida principal da instituição seja rebatizada com o nome de Paolinelli.

A petição diz levar em consideração todo o histórico do ex-ministro "de trabalho e dedicação, bem como a importância do professor para a nossa universidade, desde o processo de federalização até momentos mais atuais, além da sua relevância no contexto nacional e internacional".

Os diretores do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas, do Instituto de Ciências Naturais e da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras também endossam o ofício.

A proposta será apreciada na quarta-feira em reunião do Conselho Universitário da UFLA, a quem caberá ponderar as credenciais de Paolinelli e decidir ou não pela homenagem.

Mineiro de Bambuí, nascido em 1936, Paolinelli tornou-se agrônomo em 1959 pela Escola Superior de Agronomia de Lavras (Esal), que depois tornou-se universidade federal.

Além de ministro, ele teve importante participação na política agrícola brasileira e chegou a ser indicado ao Nobel da Paz . Professor, secretário de Agricultura de Minas Gerais por três vezes, e deputado federal no período da Constituinte, abriu caminho para a saída do Brasil de uma dependência alimentar para a posição de um dos principais exportadores de alimentos.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.