Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu forças armadas

Deputados querem que almirante preste esclarecimento na Câmara após denúncia de tentativa de golpe

Almir Garnier foi o chefe militar que mais criou dificuldades para a transição do comando da Força

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os deputados federais do PSOL Fernanda Melchionna (RS) e Glauber Braga (RJ) querem que o ex-comandante Marinha Almir Garnier preste esclarecimentos sobre eventual participação das Forças Armadas em planos golpistas contra a eleição de Lula (PT).

Eles protocolaram nesta quinta-feira (21) um requerimento para que ele compareça à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Casa.

O presidente Jair Bolsonaro, acompanhado do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto e do comandante da Marinha Almir Garnier Santos, deixa a sede do Comando da Marinha após um almoço no local - Pedro Ladeira/Folhapress

O pedido ocorre após o site UOL revelar que o tenente-coronel Mauro Cid disse à Polícia Federal que Bolsonaro teria consultado ex-comandantes das Forças Armadas, entre eles Garnier, sobre um eventual apoio a planos golpistas contra a eleição de Lula.

Os parlamentares querem que o almirante dê explicações sobre as denúncias. O almirante Garnier teria apresentado disposição a participar do golpe —que envolvia a convocação de novas eleições e prisão de adversários.

"As informações agora divulgadas são gravíssimas. É inadmissível que o comandante de uma das Forças Armadas participe de uma reunião onde estejam sendo discutidos planos para um golpe de Estado e ainda mais grave que se disponha a encampar tal ideia", diz o requerimento.

Nos últimos dois meses de 2022, Garnier foi o chefe militar que mais criou dificuldades para a transição do comando da Força.

Como a Folha mostrou, ele se recusou a conversar com o então futuro ministro da Defesa José Múcio e, diante do almirantado, fez críticas a Lula e manifestou interesse em deixar o cargo antes da posse do petista.

O grupo de almirantes de Esquadra se contrapôs à antecipação da posse e, contrariado, Garnier decidiu faltar à cerimônia de passagem de comando —em ato inédito na democracia. Procurado pela Folha, um assessor de Garnier não respondeu.


EM CASA

O advogado Nelson Wilians e a fundadora e presidente do Instituto Nelson Wilians, Anne Wilians, receberam convidados em sua residência, na região dos Jardins, em São Paulo, para celebrar a entrega do Título de Cidadã Paulistana a Anne.

Oferecida pela Câmara Municipal de São Paulo, a honraria buscou homenagear seus trabalhos sociais à frente do instituto. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), esteve lá. O vice-presidente do Grupo de Bandeirantes de Comunicação, Paulo Saad, e sua esposa, Neusa Tahan, também compareceram.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.