Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Indefinição de Lula sobre PGR reacende ânimo por recondução de Augusto Aras

Presidente ainda busca nomes para comandar o Ministério Público Federal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A indefinição de Lula (PL) sobre a escolha do novo procurador-geral da República reanimou aqueles que defendem a permanência de Augusto Aras no cargo.

0
Lula ao lado de Augusto Aras, durante sessão solene de abertura do ano judiciário - Fellipe Sampaio - 1 fev. 23/ Supremo Tribunal Federal

CHAMA

Os dois nomes mais fortes para a PGR, até agora, são os dos subprocuradores Paulo Gonet, que tem o apoio de Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, e Antonio Carlos Bigonha, que conta com a simpatia de uma ala do PT.

CHAMA 2

No meio da disputa, e sem ver como Lula pode desempatar o jogo sem descontentar lideranças e autoridades, apoiadores de Aras vislumbram nova chance de ele permanecer no posto para um novo mandato.

PESO-PESADO

O atual PGR tem apoiadores de peso: o senador Jaques Wagner (PT-BA), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

GAVETA CHEIA

O desgaste para Lula, admitem os que apoiam o atual procurador, seria grande: Aras é visto como um engavetador-geral da República da era de Jair Bolsonaro (PL). Nada, no entanto, que o prestígio de Lula não pudesse suportar.

GAVETA VAZIA

Além disso, por mais ácidas que fossem, as críticas desapareceriam do noticiário em poucas semanas –ou até mesmo dias, calculam os defensores de Aras.

TEMPO AO TEMPO

De acordo com interlocutores de Lula, o presidente está avaliando outros nomes para o cargo, ainda que menos competitivos do que os atuais que estão na disputa.


HONRARIA

O advogado-geral da União, Jorge Messias, entregou a medalha de Ordem do Mérito da AGU (Advocacia-Geral da União) ao jurista Celso Antônio Bandeira de Mello em cerimônia em homenagem a autoridades que defendem a democracia. O evento foi realizado pelo grupo Prerrogativas e pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) na semana passada, em São Paulo.

A secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participaram da solenidade. O dirigente do MST João Pedro Stedile e o advogado Marco Aurélio de Carvalho estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.