Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Novo ministro de Lula pediu votos para Bolsonaro nas eleições; veja

Vídeo passou a circular em grupos de WhatsApp de petistas e apoiadores de Lula (PT)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um vídeo em que o recém-anunciado ministro do Esporte, André Fufuca, pede votos para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou a circular em grupos de WhatsApp de petistas e apoiadores de Lula (PT).

Na campanha eleitoral do ano passado, Fufuca participou de um evento com Bolsonaro, no Maranhão, e demonstrou apoio ao então candidato.

André Fufuca (PP - MA) é o novo ministro do Esporte - Zeca Ribeiro - 17.mai.23/Divulgação Câmara dos Deputados

"Eu peço para quem eu acho correto. Eu peço voto para aquele que olhou para a BR-135 e inaugurou ela depois de quase 15 anos de abandono. Eu peço voto para quem colocou recurso para terminar a BR-010. Eu peço voto para mais de 2 milhões de famílias que recebem o auxílio no nosso estado. Isso quem fez foi o presidente Bolsonaro", afirmou.

Naquela época, Fufuca era deputado federal e líder do PP na Câmara dos Deputados. No evento com o ex-presidente, ele anunciou que votaria no candidato nos dois turnos e pediu para que os seus eleitores também o apoiassem.

"A gente tem uma missão, não apenas aqui mas no Brasil inteiro que é dar a maioria absoluta para Jair Messias Bolsonaro", disse.

Fufuca assumirá o lugar da ex-atleta Ana Moser. Ele representa a entrada do PP no primeiro escalão do governo Lula.

Parlamentar desde 2015, é médico, mas seguiu na política assim como o pai. Herdou o apelido de Francisco Dantas Ribeiro Filho, mais conhecido como Fufuca Dantas e atual prefeito de Alto Alegre do Pindaré (219 km de São Luís). Ele será o ministro mais novo da Esplanada —completou 34 anos na semana passada.

A rápida ascensão política foi respaldada por alianças, principalmente com personagens de oposição ao PT e a Lula. Sem um histórico de proximidade com o atual presidente, Fufuca chegou ao ministério do petista por uma costura que envolveu o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Lula decidiu abrir espaço no governo para atender a demandas do centrão e tentar formar uma base mais sólida de deputados.

Na política nacional, o deputado esteve no lado oposto ao PT. A história dele passa por fortes alianças com Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara e pivô do impeachment de Dilma Rousseff (PT), e com Ciro Nogueira, presidente do PP e ex-ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro.


TAPETE VERMELHO

A atriz Taís Araujo foi a mestre de cerimônias do Favela Gala, jantar beneficente realizado em prol da ONG Gerando Falcões. O evento ocorreu na Sala São Paulo, na região central da capital paulista, na semana passada. A apresentadora Ana Maria Braga e a atriz Ingrid Guimarães também estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.