Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Todas

Campanha usa Língua Brasileira de Sinais como aliada no combate à violência contra a mulher

Projeto desenvolvido pela Associação Fala Mulher e pelo SBT é exibido durante a programação da emissora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Associação Fala Mulher e o SBT do Bem, plataforma social da emissora de televisão, desenvolveram uma campanha que utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como mais uma ferramenta de combate à violência contra as mulheres.

O projeto denominado "Voz do Silêncio" foi criado pela agência de publicidade We. Durante a exibição regular da programação do SBT, na faixa em que é sinalizada a classificação indicativa da atração, é veiculada também, por meio de uma mulher falando em Libras, uma mensagem que só mulheres que conhecem essa língua conseguem entender.

Campanha do SBT e da Associação Fala Mulher para combater violência contra a mulher
Campanha do SBT e da Associação Fala Mulher para combater violência contra a mulher - @sbt no Instagram

"Ei, você... É, você que está me assistindo. Você não está mais sozinha em caso de violência. Faça já sua denúncia em Libras no falamulher.ong.br", diz o texto. No site indicado, as vítimas encontram um canal exclusivo para denunciarem violências.

A campanha quer sanar uma dificuldade que muitas mulheres surdas ou com deficiência auditiva encontram quando vão até uma delegacia, mas não conseguem ser plenamente entendidas em seus relatos. Em muitos casos, o boletim de ocorrência acaba sendo registrado como denúncia de incapaz.

O conceito principal da proposta, segundo seus idealizadores, é o de que se manifestar sobre a violência sofrida é a melhor maneira de interromper os ciclos de agressões.

O projeto conta também com um filme chamado "Loja", que começa com uma vendedora mostrando um vestido para uma cliente provar. Quando experimenta e roupa, porém, a mulher não se sente confortável. Ao se olhar no espelho, ela ouve a voz do marido dizendo frases como "parece uma vagabunda", entre outras. Por causa da violência psicológica sofrida em casa, a mulher acaba não comprando o vestido.

Ao final, uma mensagem convoca o público a denunciar este tipo de crime por meio do disque 180. O vídeo tem produção da Santería.

A campanha possui ainda anúncios em que há uma foto de uma mulher com um QR-Code em cima dos lábios. Ao escanear o código, as pessoas podem ouvir um agressor praticando violências que são comuns no dia a dia das vítimas.

O SBT é coautor do projeto e também ofereceu a sua estrutura para o desenvolvimento do trabalho. A emissora afirma que disponibilizará todos os materiais para outros canais de TV para que a campanha possa atingir um número ainda maior de pessoas.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Erramos: o texto foi alterado

O nome da Língua Brasileira de Sinais foi incorretamente grafado como Linguagem Brasileira de Sinais. O texto foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.