Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Zé Celso

Associação fará plantio de árvores em frente ao Teatro Oficina por criação de parque

Dez mudas de ipê serão cultivadas na calçada da rua Jaceguai, no Bexiga, região central de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Sociedade dos Amigos, Moradores e Empreendedores de Cerqueira César e Consolação (Samorcc) vai realizar um plantio de dez mudas de árvores na calçada da rua Jaceguai, em frente ao Teatro Oficina, na capital paulista, neste sábado (23).

O objetivo é comemorar o Dia da Árvore e também mobilizar a população local e as autoridades para a criação do parque do Rio Bexiga, no terreno ao lado do espaço cultural.

Imagem em branco e preto de prédios de São Paulo, com um desenho colorido ao centro, no qual há áreas verdes, um rio, arquibancada acompanhando a inclinação do terreno e árvores no entorno
Croqui mostra estudo preliminar para o Parque do Rio Bixiga, em terreno que pertence a Silvio Santos e é alvo de disputa - Divulgação

A implantação da área verde foi uma das principais lutas de José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso, fundador do Oficina. Durante 40 anos, ele e Silvio Santos brigaram pelo terreno, que é de propriedade do apresentador. O dono do SBT deseja construir no local um empreendimento imobiliário.

Em julho deste ano, dias após a morte de Zé Celso, o tronco de um ipê que foi dado de presente ao diretor pelas atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres foi plantado na calçada do Oficina como símbolo da futura implantação do parque.

"A proposta é chamar a atenção da sociedade para a importância de áreas verdes, especialmente neste momento em que estamos vivendo esse calor intenso", diz a advogada Célia Marcondes, da Samorcc, idealizadora da iniciativa.

Marcondes conta que há mais de 20 anos têm atuado no plantio de árvores na região dos Jardins. "Agora, a nossa intenção é transformar as ruas dessa região da Consolação, Bela Vista e Bexiga em alamedas verdes. A rua Jaceguai é hoje um lugar inóspito", pontua.

A Samorcc e a Associação dos Proprietários e Protetores de Imóveis Tombados (APPIT) são organizadoras do evento e também foram responsáveis por mobilizações para a criação do Parque Augusta.

O plantio deste sábado irá ocorrer das 14h às 18h. A Prefeitura de São Paulo apoia a iniciativa por meio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, que doou as dez mudas de ipês.


PÁGINAS

O escritor e diplomata Alexandre Vidal Porto recebeu convidados para o lançamento de seu novo livro, "Sodomita", na noite de terça (19). No evento, realizado na Livraria da Travessa, em Pinheiros, em São Paulo, o autor conversou com a escritora Andréa Del Fuego. A escritora Noemi Jaffe também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.