Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu terrorismo

Manifestantes palestinos pedem que governo brasileiro aja contra Israel

Protesto na Cisjordânia contou com cartazes em português e em outros idiomas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Manifestantes e organizações da sociedade civil realizaram um protesto na terça (21) em Ramallah, na Cisjordânia, pedindo que os governos da América Latina, África e Ásia imponham um embargo militar a Israel por causa da ação do país na Faixa de Gaza.

Na manifestação, havia cartazes direcionados ao Brasil, com frases escritas em português. "Lula, é genocídio. Aja agora", dizia um deles. Faixas em outros idiomas também foram empunhadas no ato, que foi organizado pelo movimento de Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS).

Manifestante segura cartaz em que cobra o presidente Lula a agir contra a guerra
Manifestante segura cartaz em que cobra o presidente Lula a agir contra a guerra - Movimento BDS/Divulgação

"Nossas principais prioridades são um embargo militar e de segurança total contra Israel e a apresentação de seus criminosos de guerra ao TPI [Tribunal Penal Internacional]", disse Mahmoud Nawajaa, do BDS.

No final de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) descreveu a guerra no Oriente Médio como genocídio.

"O problema é que não é uma guerra, é genocídio que já matou quase 2.000 crianças que não têm nada a ver com esta guerra, são vítimas desta guerra. Não sei como um ser humano é capaz de guerrear sabendo que o resultado desta guerra é a morte de inocentes", afirmou.

Em 13 de novembro, ao receber o grupo de 32 brasileiros e palestinos que foi repatriado da Faixa de Gaza, Lula voltou a criticar o governo de Israel.

"Se o Hamas cometeu um ato de terrorismo e fez o que fez, o Estado de Israel também está cometendo vários atos de terrorismo ao não levar em conta que as crianças não estão em guerra; ao não levar em conta que as mulheres não estão em guerra; ao não levar em conta que eles não estão matando soldados, estão matando junto crianças", declarou o presidente.

No protesto, os manifestantes também cobravam um cessar-fogo.

Na madrugada de quarta (24), o governo de Israel e o Hamas fecharam o primeiro grande acordo desde o início do conflito, no dia 7 de outubro, para o estabelecimento de uma trégua e a libertação de dezenas de reféns.

O cessar-fogo de quatro dias terá início nesta sexta (24). A "pausa humanitária" tem como objetivo permitir a soltura de 50 dos cerca de 240 reféns mantidos pelo Hamas no território. Em troca, Tel Aviv se comprometeu a soltar 150 mulheres e menores de idade palestinos detidos em seus presídios.


OLHO VIVO

O jurista, professor da USP e colunista da Folha Conrado Hübner Mendes recebeu convidados para o lançamento de seu mais novo livro, "O Discreto Charme da Magistocracia – Vícios e Disfarces do Judiciário Brasileiro" (Todavia), realizado na Faculdade de Direito da USP, na capital paulista, na noite de terça (21). A ex-vice-procuradora-geral da República Ela Wiecko e o ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho) Luiz Philippe Vieira de Mello Filho participaram de um bate-papo sobre a obra.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.