Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Todas aborto violência

Mulher indígena morre no parto após ter aborto legal negado no Paraná

OUTRO LADO: Secretaria de Saúde paranaense diz que não há nexo entre o motivo do óbito e o acesso à interrupção e afirma que seguiu protocolos do Ministério da Saúde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma mulher indígena que teve negado o acesso ao aborto legal morreu durante seu trabalho de parto em Guarapuava, no Paraná, na quarta-feira (15). Mirian Bandeira dos Santos tinha 35 anos de idade, era mãe de dois filhos e relatava ter sido vítima de violência sexual. Após semanas de angústia e um périplo para tentar interromper a gestação, teve sua vida abreviada por uma embolia pulmonar enquanto dava à luz.

A informação foi confirmada à coluna pelo Projeto Vivas, organização que auxilia meninas e mulheres a acessarem serviços de aborto legal e chegou a prestar atendimento a Mirian.

"É um caso que marcou muito a gente. Foi uma sensação de que as pessoas que estavam tentando ajudar, na verdade, estavam criando barreiras", afirma a diretora do projeto, Rebeca Mendes.

Ato pela descriminalização e legalização do aborto na avenida Paulista, em São Paulo - Bruno Santos - 28.set.2023/Folhapress

"Acredito que esse caso deva ser um divisor de águas para que o Ministério da Saúde trace diretrizes claras, de acordo com as evidências científicas, para que casos como esse não ocorram", afirma a defensora pública Mariana Nunes, que também atendeu Mirian.

"A gente está diante de uma morte materna evitável, de uma grave violação de direitos humanos das mulheres que pode remeter a uma espécie de 'feminicídio'", diz. "Há indícios de omissão e ação ativa do Estado para impedir esse abortamento. E o desfecho, agora, é irremediável", completa.

Originária da reserva indígena de Mangueirinha (PR), que é habitada pelos povos Guarani Mbya e Kaingang, Mirian teria sido violentada por um ex-companheiro que não aceitou o fim do relacionamento dos dois. Após o episódio, ela afirmou ter tomado um contraceptivo de emergência e feito um teste rápido, que não indicou gestação. A indígena também fazia uso regular de anticoncepcional injetável, segundo registros.

Mirian descobriu-se grávida com cerca de 20 semanas de gestação, após buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Guarapuava, para onde se mudou com os filhos após o episódio de violência.

Em 18 de agosto, foi acolhida por uma assistente social do centro local de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. A mulher foi descrita nos registros como "extremamente abalada e fragilizada". Ainda de acordo com os documentos oficiais, ela repetia frases como "não consigo me sentir mãe", "não consigo me sentir limpa", "não consigo amar essa criança" e "me sinto culpada, envergonhada e suja".

Mirian, então, decidiu fazer um aborto legal. No Brasil, o procedimento é previsto em lei quando há risco à vida materna, em casos de estupro e de gestação de feto anencéfalo. Em um quadro como o dela, não há necessidade de registro de boletim de ocorrência nem de autorização judicial.

A gestação já alcançava a 26ª semana, e, temendo eventuais represálias, o serviço de assistência social decidiu encaminhá-la para a Defensoria Pública do Paraná, a fim de que fosse obtida uma autorização judicial para a interrupção.

A Defensoria buscou o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), uma das quatro unidades do estado consideradas referências para o procedimento legal. O atendimento foi negado, tendo como justificativa o tempo gestacional avançado. O mesmo já havia ocorrido em Guarapuava.

Foi então que o Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem) da Defensoria procurou ajuda junto ao Projeto Vivas. A ideia era levar a indígena até um hospital público de outro estado para que o procedimento de interrupção pudesse ser realizado via SUS (Sistema Único de Saúde). Uma vaga chegou a ser conseguida para o dia 28 de agosto.

Nesse meio tempo, porém, Mirian foi procurada por agentes públicos de assistência social de sua cidade, que teriam demonstrado preocupação com o procedimento e feito alertas de que ela poderia ser "processada" caso seguisse adiante.

Após a Defensoria Pública questionar a intervenção, e também se tornar alvo de questionamentos pela administração municipal, uma coordenadora da Prefeitura de Guarapuava afirmou estar receosa por não conhecer a ONG nem o hospital para o qual Mirian seria levada.

Em ligação feita ao Nudem, a gestora também negou qualquer intenção de dissuadi-la de realizar o aborto legal. Era 24 de agosto. Quatro dias depois, Mirian, que antes estava decidida, informou que não queria mais fazer a interrupção.

Nos últimos contatos que fez com alguns dos que prestaram assistência a ela, a mulher indígena enviou as seguintes mensagens, obtidas pela coluna: "Só quero que isso acabe o mais rápido possível", "viver esse pesadelo dói a cada segundo", "isso tá acabando comigo", "tá me machucando muito".

"Quando vem a mensagem de que ela faleceu, foi quase uma derrota. 'Perdemos uma', essa foi a sensação", afirma a diretora do Projeto Vivas. "Mas o nosso trabalho continua. A gente entende está ali para dar o poder da escolha. E não falo que a escolha foi 100% da Mirian, ela foi influenciada", diz Mendes.

Para a defensora pública que atuou no caso, a hesitação que tomou a indígena não seria fruto de má-fé por parte daqueles que possam tê-la desaconselhado, mas de falta de informação e do temor presentes nos serviços públicos de saúde e de assistência social. Procurada, a Prefeitura de Guarapuava não respondeu.

"Ela tinha duas crianças pequenas, que agora não têm mais mãe. Ela tinha uma bolsa do governo federal [para o ensino superior], estava no primeiro ano de enfermagem. Era uma mulher indígena que tinha uma perspectiva de realizar o trabalho em saúde na sua própria comunidade, e de repente tem a vida devastada por uma violência sexual, por uma violência do Estado e por todas as barreiras que foram impostas a ela", diz Nunes.

Embora o governo de Jair Bolsonaro (PL) tenha editado uma norma que tratava como crime todo e qualquer aborto legal realizado após a 22ª semana, uma nota técnica elaborada neste ano por secretarias do Ministério da Saúde afirma que o fator principal a ser levado em consideração, nesses casos, deve ser "a intenção deliberada de interromper a gravidez".

As secretarias de Atenção Primária à Saúde e Atenção Especializada à Saúde ainda destacam, na mesma nota, que "a legislação brasileira não estabelece um limite de tempo gestacional para o aborto legal".

Procurado pela coluna para comentar o caso de Mirian, o Ministério da Saúde não entrou em detalhes e se limitou a dizer que "cumpre rigorosamente a legislação". Afirmou, ainda, que "o SUS deve garantir os direitos das mulheres ao atendimento adequado e seguro dentro das boas práticas da assistência em saúde", além de assegurar o acolhimento humanizado.

"Entre os primeiros atos, a atual gestão do Ministério da Saúde revogou uma série de portarias e normas técnicas que apresentavam exigências que dificultavam o acesso aos serviços pelas mulheres vítimas de violência, indo na contramão dos princípios do SUS e representando um retrocesso aos direitos femininos", diz a pasta, em nota.

A Defensoria Pública do Paraná chegou a buscar orientações junto à Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) para auxiliar Mirian. Em resposta, a pasta afirmou que a realização do aborto legal "está delimitada em até 20 semanas, podendo estender-se até 22 semanas, a depender do peso do produto da concepção ser inferior a 500g".

Procurada pela coluna, a secretaria estadual diz que "não há nexo causal comprovado entre o motivo do óbito e o acesso à interrupção da gravidez prevista em lei", já que a morte de Mirian teria se dado em decorrência de uma emergência ocorrida durante o parto.

Acrescenta, também, que o caso seguiu os fluxos previstos pelo SUS e pela legislação em relação ao atendimento de vítimas de violência sexual —embora Mirian não tenha sido encaminhada imediatamente a um serviço de aborto legal e tenha tido seu pré-natal comprometido pela descoberta tardia.

"A Sesa presta, continuamente, apoio técnico e institucional aos profissionais e serviços da Rede de Atenção à Saúde do Paraná, conforme disposto nas notas técnicas, normativas e protocolos do Ministério da Saúde, demonstrando seu comprometimento com a garantia dos princípios e diretrizes do SUS, dos direitos das mulheres e da saúde integral das pessoas em situação de violência do Paraná", pontua.

A pasta estadual afirma que segue uma norma editada em 2012 pelo Ministério da Saúde, que diz que "casos que ingressem para atendimento entre 20 e 22 semanas [de gestação] devem ser rigorosamente avaliados".

"No mesmo documento, o MS [Ministério da Saúde] orienta que, nos casos de gestações avançadas, 'não há indicação para interrupção da gravidez após 22 semanas de idade gestacional. A mulher deve ser informada da impossibilidade de atender a solicitação do abortamento e aconselhada ao acompanhamento pré-natal especializado, facilitando-se o acesso aos procedimentos de adoção, se assim o desejar'", segue.

"Desta forma, não há, por parte do Ministério da Saúde, normativas técnicas que indiquem ou que orientem o procedimento de interrupção da gestação em caso de violência sexual em idade gestacional avançada e nem sobre o procedimento de indução de óbito fetal", finaliza.

Embora a lei brasileira não estabeleça qualquer limite temporal para a realização do aborto legal, é comum que serviços públicos de saúde criem seus próprios limites, baseando-se ou não em notas técnicas emitidas por órgãos oficiais.

A falta de padronização tende a dificultar o acesso de meninas e mulheres aos seus direitos reprodutivos, como já mostrou a coluna.


CASO DAS 10 MIL: PODCAST NARRA HISTÓRIA DAS MULHERES INVESTIGADAS POR ABORTO EM MS


No ano passado, a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) rechaçou a norma editada pelo Ministério da Saúde em 2012, agora citada pela secretaria paranaense para explicar o atendimento ofertado a Mirian.

"Os limites estabelecidos em manuais ou normas técnicas do Ministério da Saúde são infralegais e devem ser superados a partir das evidências científicas e recomendações das sociedades da especialidade", afirmou.

Na ocasião, a entidade destacou que diretrizes da OMS (Organização Mundial da Saúde) e da Figo (Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia) não limitam a assistência a meninas e mulheres em situação de aborto legal à idade gestacional.

"Há, inclusive, orientações sobre a dose do tratamento adequado para o aborto induzido em idades gestacionais mais avançadas", pontuou, recomendando a adequação de protocolos e serviços no Brasil.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com dois meses de assinatura digital grátis

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.