Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Prefeitura de SP adia reunião sobre censo de cortiços

OUTRO LADO: Secretaria Municipal de Habitação afirma que levantamento será divulgado no próximo mês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) da Prefeitura de São Paulo cancelou, mais uma vez, a reunião com o grupo de acompanhamento do censo dos cortiços. No encontro, seriam apresentados os resultados do levantamento.

GCM permite apenas a entrada de mulheres em prédio ocupado no centro de SP
GCM permite apenas a entrada de mulheres em prédio ocupado no centro de São Paulo, em 2022 - Mathilde Missioneiro/Folhapress

O censo é importante para a orientar a elaboração de políticas públicas de habitação da cidade. Ele é custeado pela Operação Urbana Centro, um programa de desenvolvimento da região central da capital paulista. O último levantamento do tipo é de 2001.

O grupo de acompanhamento faz reuniões mensais para acompanhar o processo e é formado por representantes do poder público e da sociedade civil. Como mostrou a coluna, desde fevereiro o encontro vem sendo cancelado.

Havia uma reunião prevista para quinta-feira (17) para "apresentação síntese dos resultados do censo de cortiço", mas foi cancelada na véspera. Ainda não há uma nova data definida para o encontro.

"Como possivelmente é de seu conhecimento, passamos por recente mudança completa no gabinete da Sehab", diz o email enviado pela secretaria na quarta (16), ao qual a coluna teve acesso. No mês passado, o deputado federal Milton Vieira (Republicanos-SP), que também é pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, assumiu o comando da pasta após a saída de João Farias.

"Nos foi solicitado apresentar previamente os resultados do censo ao gabinete para conhecimento e definição de diretrizes para atuação da PMSP ", afirma ainda o comunicado da Sehab enviado por email.

Procurada, a secretaria diz, em nota, que a apresentação do censo está prevista para ocorrer no mês de setembro. "O relatório com a consolidação das informações coletadas e de ações em andamento está em análise pela nova gestão da pasta, comandada pelo secretário Milton Vieira, para definição das diretrizes e políticas públicas que serão adotadas nessas regiões", segue a nota.


ARCADAS

O advogado e professor Pierpaolo Cruz Bottini recebeu, na noite de quinta (17), o presidente do Iasp (Instituto dos Advo-gados de São Paulo), Renato de Mello Jorge Silveira, e o juiz Nino Oliveira Toldo no lançamento do livro "Criptoativos e Lavagem de Dinheiro", na Faculdade de Direito da USP, no largo São Francisco, em São Paulo. O evento contou com palestra do professor da faculdade de direito de Bucerius, em Hamburgo, Alemanha, Thomas Rönnau. A professora da USP Ana Elisa Liberatore Silva
Bechara também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.