Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Datafolha saúde mental

Quatro em cada dez brasileiros enfrentaram problemas de saúde mental, diz pesquisa

Levantamento realizado pela Fundação Itaú e Datafolha aponta também que atividades culturais são as que mais proporcionam bem-estar para 54% dos entrevistados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quatro em cada dez brasileiros (42%) afirmam que tiveram algum problema de saúde mental ou emocional entre 2022 e 2023, segundo a pesquisa Hábitos Culturais, realizada pela Fundação Itaú e pelo Datafolha.

Deste total, 65% dizem ter procurado tratamento para o problema.

Fotografia mostra a silhueta de um homem sentado na ponta de uma cama com as mãos na cabeça; o quarto está escuro
Adobe Stock

O levantamento ouviu 2.405 pessoas de 16 a 65 anos em todas as regiões do país, com entrevistas presenciais e telefônicas, entre os dias 1º e 28 de setembro deste ano. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa mostrou também que a cultura é apontada por 54% dos entrevistados como a atividade que mais proporciona bem-estar. Em seguida aparecem outras atividades de lazer, como passeios, parques, igrejas e praia com 19%, mesmo percentual dos que citaram práticas físicas e esportivas.

Séries e novelas foram mencionadas por 3%, e 9% não souberam responder.

Ainda de acordo com o levantamento, 86% disseram concordar que programas culturais reduzem o estresse, e outros 84% afirmaram que diminui a sensação de tristeza.

imagem da ocupação mario pedrosa no itau cultural
imagem da Ocupação Mario Pedrosa no Itaú Cultural, em São Paulo - Andre Seiti/Divulgação

Já 81% apontaram que atividades culturais provocam a diminuição da solidão, e 77% disseram que ajuda na melhora do relacionamento no trabalho.


FOLHETIM

Os irmãos Mancini: Júpiter (Thiago Martins), Andrômeda (Ramille), Vênus (Nathalia Dill), Plutão (Isacque Lopes), Electra (Juliana Paiva)
Os irmãos Mancini: Júpiter (Thiago Martins), Andrômeda (Ramille), Vênus (Nathalia Dill), Plutão (Isacque Lopes), Electra (Juliana Paiva) - Manoella Mello/Divulgação

Os atores Thiago Martins (Júpiter), Ramille (Andrômeda), Nathalia Dill (Vênus), Isacque Lopes (Plutão) e Juliana Paiva (Electra) vão interpretar irmãos em "Família É Tudo", nova novela das sete da Globo. Escrita por Daniel Ortiz, a trama se passará em São Paulo e deve estrear em março do ano que vem. Na história, após o sumiço da avó, interpretada por Arlete Salles, os cinco vão ter que morar e trabalhar juntos na reconstrução do lugar que marcou o início da gravadora da família, a Mancini Music.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.