Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

País tem quase 1,5 milhão de motoristas profissionais que não realizaram exame toxicológico

Os dados são de levantamento da Secretaria Nacional de Trânsito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login


Levantamento realizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) mostra que 1,49 milhão de motoristas das categorias C, D e E, que abrangem veículos como caminhões e ônibus, não realizaram exame toxicológico. O teste identifica o uso de substâncias psicoativas.

Os motoristas que estão com o teste vencido ou não realizaram o exame têm até o próximo dia 28 para regularizar a situação —caso contrário, a multa é de R$ 1.467,35 e sete pontos na carteira nacional de habilitação. O presidente Lula (PT) sancionou em junho de 2023 a lei que retoma a obrigatoriedade do exame para condutores profissionais.

Trânsito na avenida 23 de Maio, em São Paulo
Trânsito na avenida 23 de Maio, em São Paulo - Zanone Fraissat - 9.dez.2022/Folhapress

Segundo a legislação, o exame precisa ser realizado a cada 30 meses.

Os dados da Senatran se referem a motoristas com habilitação válida e foram compilados até o dia 3 de janeiro deste ano. O levantamento foi enviado ao setor de toxicologia da rede de laboratórios privados Hermes Pardini, que faz parte dos estabelecimentos credenciados para a realização do teste.

O exame toxicológico consegue detectar o consumo de substâncias psicoativas até 90 dias anteriores à sua realização. Até o dia 27 de dezembro, 1,6 milhão de motoristas estavam com o exame vencido.

Em 2022, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) editou uma medida provisória suspendendo a exigência da multa até julho de 2025.


CRIATURA

Os atores Marcelo Serrado e Dani Calabresa receberam convidados na estreia do musical "O Jovem Frankenstein" no Teatro Bradesco, em São Paulo, na semana passada. A atriz Carla Diaz e o músico e ator Lucas Lima estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH; colaborou GEOVANA OLIVEIRA

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.