O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que é pré-candidato a prefeito de São Paulo, diz que a pesquisa Datafolha sobre intenção de votos para a disputa mostra que "São Paulo quer mudança".
O instituto revelou que Boulos e o prefeito Ricardo Nunes (MDB-SP), que pretende concorrer à reeleição, lideram a disputa e estão tecnicamente empatados.
Boulos tem 30% e Nunes, 29% da preferência dos eleitores paulistanos, segundo a pesquisa. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
"Mesmo com todo uso da máquina pública e quase R$ 400 milhões em propaganda, seguimos liderando as pesquisas. Vou trabalhar sem descanso para dar a vitória ao projeto que vai cuidar da cidade e das pessoas", diz Boulos.
Tabata Amaral (PSB) marca 8%, seguida de Marina Helena (Novo) com 7%, Kim Kataguiri (União Brasil) com 4% e Altino (PSTU) com 2%.
Outros 14% declaram voto em branco ou nulo, enquanto 6% não sabem em quem votar. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.
Considerando que a União Brasil não lance Kim, dado que o principal líder do partido em São Paulo, Milton Leite, é aliado de Nunes e pode optar por apoiar o prefeito, o empate se mantém, mas com o emedebista numericamente à frente.
Nessa situação, Nunes tem 30% ante 29% de Boulos. Tabata aparece com 9%, Marina Helena tem 7% e Altino, 1%. Brancos e nulos são 16%, e 7% não sabem.
Caso Tabata não seja candidata, num acordo de unificação da centro-esquerda na cidade, a pesquisa mostra Boulos e Nunes à frente com os mesmos 33%.
Marina Helena tem 8%, e Altino marca 2%. Outros 17% declaram voto branco ou nulo, e 7% não sabem.
A hipótese de Tabata retirar a candidatura, no entanto, é considerada remota.
O alto percentual de intenção de votos em Maria Helena chama a atenção. Mas pode ser fruto de desconhecimento por parte do eleitorado.
Para a diretora do Datafolha, Luciana Chong, parte dos entrevistados que declararam voto na pré-candidata do Novo pode ter se enganado e entendido que o nome em questão era o da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), que foi presidenciável em três eleições.
com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.