Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Peça que revive encontro de Nise da Silveira e Graciliano Ramos na prisão chega a SP

'Chego até a Janela e Não Vejo o Mundo' estreia no Itaú Cultural neste mês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A peça "Chego até a Janela e Não Vejo o Mundo", que recria o encontro clandestino da psiquiatra Nise da Silveira e do escritor Graciliano Ramos na prisão, vai estrear no Itaú Cultural, em São Paulo.

Os dois ficaram detidos no Complexo da Frei Caneca, no Rio de Janeiro, na ditadura do Estado Novo (1937-1945). O escritor menciona o episódio no livro "Memórias do Cárcere".

Os atores Simone Iliescu e Erom Cordeiro - Giorgio D’Onofrio/Divulgação

A direção e a dramaturgia são de Gabriela Mellão e João Wady Cury. O projeto começou no período da pandemia de Covid-19, quando a dupla começou a se corresponder durante quatro meses, por cartas —ela como Nise, e ele como Graciliano.

A montagem, que será encenada pelos atores Simone Iliescu e Erom Cordeiro, ficará em cartaz entre os dias 28 de março e 14 de abril, de quinta a domingo, com entrada gratuita.


LUZ E SOMBRA

Os fotojornalistas Lalo de Almeida, da Folha, e Luciano Candisani, colaborador da revista National Geographic, receberam convidados na abertura da mostra "Água Pantanal Fogo", no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, na semana passada. A mostra reúne fotografias dos dois tiradas na região do Pantanal. O diretor e fundador do festival É Tudo Verdade, Amir Labaki, passou por lá. O ator Leopoldo Pacheco e a produtora cultural Bel Gomes compareceram.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.