Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Arquivo Nacional retoma prêmio em memória à ditadura que foi suspenso na gestão Bolsonaro

Premiação terá mais duas categorias neste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Arquivo Nacional vai retomar o Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas, destinado a artigos acadêmicos sobre o período da ditadura militar (1964-1985). A última edição havia sido realizada em 2017, e a seguinte deveria ter ocorrido no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas foi suspensa.

Além de agraciar 16 trabalhos, a premiação terá mais duas categorias neste ano. Também serão selecionados oito projetos educacionais e 12 materiais jornalísticos, incluindo de reportagens a podcast, desde que tenham sido publicados a partir de agosto de 2019.

O prédio do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro
O prédio do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro - Reprodução

O primeiro colocado de cada categoria ganhará um prêmio de R$ 1.000, viabilizados por meio de uma parceria firmada com o Brazilian Studies Association (Brasa).

O Arquivo Nacional, que tem como função preservar registros históricos do país e do governo, também irá disponibilizar todos os trabalhos premiados nas edições anteriores do Memórias Reveladas em seu site.

As ações fazem parte de uma série de medidas em comemoração aos 15 anos do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil — Memórias Reveladas.

"O Memórias Reveladas é a expressão de uma política pública realizada pelo Arquivo Nacional, em uma de suas missões primordiais de promoção do acesso e da difusão do patrimônio documental brasileiro", destaca a diretora-geral do Arquivo Nacional, Ana Flávia Magalhães Pinto.


PÁGINAS

O diretor internacional de Jornalismo da TV Cultura, Leão Serva, e o professor e escritor Norval Baitello Junior receberam convidados para o lançamento do livro "A Fórmula da Paixão — De Aby Warburg. e Sobre Ele — Três Fragmentos Inéditos e Ensaios Críticos", organizado por eles. O evento foi realizado na Livraria da Vila do shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo. O presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf, esteve lá

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.