Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

'Piada de muito mau gosto', diz deputada que fez audiência sobre a Lava Jato em dia de derrotas no STF

Lavajatista declarada, Adriana Ventura (Novo-SP) afirma ver 'vingança em curso' contra a operação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP) classifica como uma infeliz coincidência o fato de o STF (Supremo Tribunal Federal) ter extinguido uma ação contra o ex-ministro José Dirceu (PT), condenado pela Operação Lava Jato, enquanto ela presidia uma audiência que rememorava os dez anos da força-tarefa.

Lavajatista declarada, a parlamentar realizou na Câmara dos Deputados, ao longo da tarde desta terça-feira (21), um encontro público que ouviu autoridades, advogados, professores, pesquisadores e integrantes do Ministério Público favoráveis e contrários às realizações da operação.

A deputada federal Adriana Ventura no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília - Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O ex-procurador e ex-deputado Deltan Dallagnol, uma das estrelas da força-tarefa de Curitiba, participou por videoconferência e defendeu o trabalho feito por ele e seus colegas à época, criticando duramente as decisões recentes da mais alta corte do país.

"Isso faz parte de um grande desmantelamento", afirma Ventura, ao comentar a decisão que abriu caminho para que José Dirceu recupere seus direitos políticos.

"Pessoas culpadas e condenadas estão sendo absorvidas. Há uma vingança em curso, e a gente tem que levar o país para o rumo certo, com equilíbrio", diz a deputada do Novo.

Minutos após o encerramento da audiência pública, o ministro Dias Toffoli anulou todos os atos da Lava Jato contra o executivo Marcelo Odebrecht.

"É uma infeliz coincidência", avalia ainda Adriana Ventura. "Vamos lembrar que hoje também tem julgamento [no Tribunal Superior Eleitoral] de Sergio Moro [ex-juiz da operação e hoje senador]. Essa absolvição do José Dirceu eu acho, no mínimo, uma piada de muito mau gosto", segue ela.

Apesar do cenário pouco favorável para aqueles que defendem o legado da operação, Ventura afirma que a audiência pública sediada na Câmara foi positiva, principalmente por ter sido um espaço que permitiu que diferentes opiniões sobre a força-tarefa fossem apresentadas.

"É bom que as pessoas, todos os brasileiros, assistam, pensem e reflitam. Acho que temos que promover mais debates onde a gente tenha diferentes visões, porque é muito comum a gente ouvir alguma coisa de um lado só", diz.


MANDE NOTÍCIAS

A atriz Susana Vieira recebeu convidados para o lançamento de sua biografia, "Senhora do Meu Destino", escrito em parceria com o especialista em teledramaturgia Mauro Alencar. O evento ocorreu na Livraria Martins Fontes da avenida Paulista, em São Paulo, na semana passada. A atriz Adriana Lessa esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.