Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Número de crianças com cárie nos dentes tem queda no Brasil, diz pesquisa do Ministério da Saúde

Levantamento realizado com 7.198 meninos e meninas de cinco anos identificou que 53,17% deles não apresentam a doença

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Brasil registrou uma queda no números de crianças de cinco anos com cárie nos dentes. É o que aponta uma pesquisa nacional de saúde bucal realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Número de crianças de cinco anos com cárie nos dentes cai no Brasil - Alessandro Grandini/Adobe Stock

O estudo entrevistou e examinou mais de 40 mil pessoas nas 27 capitais do país e em 403 cidades do interior, de 2020 até março deste ano. Desse total, 7.198 eram crianças de cinco anos. O levantamento identificou que 53,17% delas não apresentavam cárie, o que representa 14% de aumento em relação ao resultado da pesquisa anterior, de 2010, que registrava 46,6% crianças livres da doença.

Os dados detalhados do levantamento, com números das outras faixas etárias, serão apresentados nesta quinta-feira (13) e sexta (14) pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante seminário que celebra os 20 anos do Programa Brasil Sorridente, em Brasília.

A pesquisa mostra também que o aumento de crianças de cinco anos sem cáries ocorreu em todas a regiões do país, com exceção do Centro-Oeste, que teve uma pequena diminuição de 38,8% para 37,9%.

O Sul do país foi a região que teve maior crescimento dos meninos e meninas nesta idade livres do problema —o índice subiu 40,7% de 2010 para 2023. Depois, aparecem as regiões Sudeste (aumento 21,9%), Nordeste (17,1%) e Norte (11,2%).

Realizado a cada dez anos, o estudo SB Brasil é utilizado pelos governos federal, estadual e municipal para planejar políticas públicas a fim de atender as necessidades dos brasileiros.


LUZ, CÂMERA, AÇÃO

O diretor artístico do In-Edit Brasil — Festival Internacional do Documentário Musical, Marcelo Aliche, recebeu convidados na abertura da 16ª edição do evento, na noite de quarta-feira (12), no CineSesc, em São Paulo. A atriz Gilda Nomacce e o músico Edgard Scandurra marcaram presença na celebração.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.