Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Instagram sugere emojis da campanha de Marçal em páginas de adversários

Procurada pela coluna, Meta diz que não comentará o assunto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Instagram tem sugerido a usuários da rede social o uso de emojis associados à campanha do candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal (PTRB) nos comentários de posts de seus concorrentes na corrida eleitoral.

A coluna realizou o teste em quatro contas distintas nesta segunda-feira (26).

Emojis sugeridos pelo Instagram em post de Tabata Amaral (PSB) - Reprodução

Ao ingressar na seção de comentários dos posts mais recentes dos perfis de Tabata Amaral (PSB), por exemplo, o algoritmo do Instagram sugere o emoji com a letra "M", de Marçal, para o internauta comentar.

A rede social também mostra os números "2" e "8" —os mesmos que serão usados nas urnas pelo autointitulado ex-coach. A situação também se repete nos perfis de Guilherme Boulos (PSOL) e de Ricardo Nunes (MDB).

Procurada pela coluna, a Meta, dona do Instagram, diz que não comentará o assunto.

A campanha de Boulos avalia que o algoritmo sugere aos usuários os emojis que mais aparecem em comentários feitos nos perfis dos candidatos –e, por ora, não deve tomar nenhuma medida.

Marçal é o candidato com maior popularidade digital entre os concorrentes à prefeitura. Ele tem apostado em vídeos curtos que prendem a atenção e que rapidamente viralizam nas redes. Para isso, ele se vale de um exército de seguidores que produzem os cortes para ele.

O empresário estimula competições e premia com valores em dinheiro os criadores dos vídeos com maior engajamento. A estrutura já entrou na mira dos adversários pela Prefeitura de São Paulo, que afirmam que a prática implica abuso de poder econômico.

A Justiça Eleitoral determinou, no sábado (24), a suspensão dos perfis de Marçal em redes sociais até o final das eleições. A ordem foi motivada pelas suspeitas de que o empresário paga seguidores que divulgam cortes favoráveis a ele nas plataformas.

A decisão, em caráter liminar, foi concedida em ação movida pelo PSB e atinge as contas do influenciador nas redes Discord, Instagram, TikTok e X (ex-Twitter), além de seu site oficial.

LETRAS

A arquiteta Anna Ferrari, sócia da Megafauna, recebeu convidados na abertura da nova unidade da livraria, no Teatro Cultura Artística, em São Paulo. O professor e escritor Renan Quinalha marcou presença no evento, que contou com um cortejo do bloco Ilú Obá De Min.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.