Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Vereadores propõem nome de Silvio Santos para parque do Bixiga

Oposição, que defende que espaço seja nomeado em homenagem a Zé Celso, diz que obstruirá proposta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os vereadores de São Paulo João Jorge (MDB) e Rubinho Nunes (União Brasil) protocolaram nesta segunda (19) um projeto de lei para nomear o novo parque do Rio Bixiga, no centro da capital paulista, em homenagem ao apresentador Silvio Santos. O dono do SBT morreu no sábado (17) aos 93 anos.

Há uma disputa no Legislativo paulistano em torno do nome do futuro espaço.

Croqui mostra estudo preliminar para o Parque do Rio Bixiga - Divulgação
Croqui mostra estudo preliminar para o Parque do Rio Bixiga - Divulgação

Rubinho e João Jorge haviam apresentado uma proposta para que a área verde se chamasse família Abravanel, sobrenome de Silvio. Como o apresentador ainda estava vivo, o local não poderia levar o nome direto dele.

Já os parlamentares Xexéu Tripoli (União Brasil) e Celso Giannazi (PSOL) querem nomear o local em homenagem ao diretor e fundador do Teatro Oficina, Zé Celso.

"Silvio é uma pessoa conhecida pelo país todo, que deixa um legado de alegria", diz Rubinho à coluna sobre a iniciativa de homenagear o apresentador.

Ele descreve Zé Celso, um dos maiores nomes da dramaturgia nacional e criador da linguagem tropicalista no teatro, como um "cara birrento que tem carinho do PT e do PSOL e que não significa nada na história do país".

Questionado pela coluna sobre a nova proposta, Celso Giannazi diz que "é inconcebível" a postura dos colegas e que a oposição irá se articular para obstruir o projeto.

Silvio Santos e Zé Celso travaram por mais de 40 anos uma briga por uma área vizinha ao Teatro Oficina, de propriedade do apresentador. Enquanto o artista reivindicava que o espaço abrigasse um espaço verde, o dono do SBT desejava construir ali um conjunto residencial de três torres de cem metros cada.

Em julho deste ano, a Câmara aprovou a criação do parque do Rio Bixiga. A iniciativa será possível porque a Prefeitura de São Paulo pagará ao Grupo Silvio Santos R$ 64,3 milhões pela área de 11 mil metros quadrados.

A verba é proveniente de um acordo judicial com a Uninove, firmado por intermédio do Ministério Público de São Paulo (MP-SP).


BATUTA

A presidente da Congregação Israelita Paulista (CIP), Laura Feldman, recebeu convidados no concerto beneficente promovido pela entidade. O cônsul de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich , e o rabino Ruben Sternschein prestigiaram o evento, que foi realizado na Sala São Paulo, na capital paulista.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.