Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Fundador da Educafro é recebido por Zanin e pede suspensão da PEC da Anistia

Ministro do STF é relator de ação que afirma que emenda representa retrocesso nas políticas afirmativas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O fundador da Educafro, Frei David, realizou uma audiência de cortesia com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin, na segunda (2), para pedir a suspensão da PEC da Anistia.

Promulgada em 22 de agosto, a medida reduz a cota para candidatos negros nas eleições e perdoa irregularidades cometidas por partidos políticos em eleições anteriores.

Adriano Vizoni - 6.jul.2020/Folhapress
Frei David no Convento e Santuário São Francisco, em São Paulo - Adriano Vizoni/Folhapress/Folhapress

Zanin é o relator de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que argumenta que as normas representam um retrocesso nas políticas afirmativas. Apresentada pela Rede, a ADI ainda pede a suspensão do dispositivo que antecipa a aplicação das regras da PEC nas eleições municipais deste ano.

Frei David pediu que Zanin aprecie a liminar para derrubar a PEC até o julgamento do mérito da ação, sob a argumentação de que o artigo 16 da Constituição estabelece que normas que alteram o processo eleitoral só podem ser aplicadas um ano após a sua aprovação.

O encontrou ocorreu na véspera de uma audiência do magistrado com líderes de partidos políticos. Como mostrou o Painel, presidentes das siglas PT, PSB, PSD, Republicanos, PSDB, PRD e Solidariedade defendem a PEC da Anistia.

Frei David, então, pediu a Zanin que recebesse, para uma audiência formal, dez entidades de movimentos sociais e ligadas à comunidade negra, que são contra a PEC. O magistrado concordou. O encontro deve ocorrer até quinta-feira (5).


TRANSGRESSORA

A diretora Susanna Lira recebeu convidados como o ex-jogador Walter Casagrande Jr. no lançamento do seu novo documentário, "Fernanda Young: Foge-me ao Controle". A atriz Maria Ribeiro e Catarina Young, filha de Fernanda, prestigiaram a sessão especial do filme, realizada no anexo do Espaço Cinema Augusta, em São Paulo. A diretora assistente do longa, Clara Eyer, também compareceu ao evento.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.