Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu

China concentra mais poder em Xi para encarar Trump

Para 'WP', EUA agora vão 'lidar com presidente seguro e sem desafios em casa'

 

Reprodução/'Global Times'

Na manchete do tabloide “Huanqiu” ou “Global Times”, na edição em inglês, ligado ao Partido Comunista: “Comitê Central propõe remover o limite de mandato presidencial, e observadores dizem que a China precisa de liderança consistente”.

Cita, de um “observador” do próprio PC, que a China estaria entrando num período em que “precisa de liderança estável e forte”.

Num editorial em defesa da emenda constitucional que “vai melhorar a liderança política”, o "Huanqiu" acrescenta que “a mudança não significa que o presidente chinês terá um mandato vitalício”.

No South China Morning Post, a manchete foi que “Xi Jinping pode continuar”. O jornal de Jack Ma, dono do Alibaba, ouve de um acadêmico do instituto chinês do King’s College, de Londres, que “Trump, 'brexit' e a ascensão da extrema direita tornaram a política interna chinesa ainda mais obcecada com estabilidade e em evitar qualquer tipo de incerteza e risco”. EXi é a figura simbólica disso”.

Procurando identificar o “significado potencial” da mudança, o “Washington Post destaca que, “conforme o país de Xi adota um papel mais assertivo em política internacional, o resto do mundo —inclusive os Estados Unidos— vai lidar com um presidente seguro e sem desafios em casa”.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.