Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Rússia

Cobertura abre supermercado de armas na Síria

Veículos americanos, britânicos e russos veiculam supostas qualidades de mísseis

Na manchete do Washington Post, fechando o domingo, “Assad desdenha armas dos EUA depois de ataque”.

Já no canal russo de notícias RT, “Assad louva armas soviéticas depois de ataque”. Ele citou os mísseis e antimísseis desenvolvidos por Moscou “nos anos 1970”, como S-125 e Buk, que teriam derrubado, pelas contas russas, questionadas pelas americanas, “71 dos 103 mísseis dos EUA e aliados”.

Na mesma linha, a BBC, canal dos aliados britânicos dos EUA, descreveu elogiosamente os oito mísseis Stormshadow usados no ataque, “difíceis de derrubar” —mas que teriam sido interceptados, “todos”, segundo os russos.

Mais importante, a Bloomberg noticiou que o “Ataque à Síria testou novo míssil da Lockheed”, produzido por programa de US$ 4,6 bilhões do Pentágono. Foram 19 deles, apelidados de JASSM, “difíceis de detectar e desenhados para penetrar até 322 quilômetros no inimigo”.

Além dos mísseis da Lockheed, os americanos dispararam 57 Tomahawks fabricados pela Raytheon. Esta obteve um retorno imediato, segundo o site The Canary, próximo ao Partido Trabalhista britânico, com o enunciado:

“Enquanto as bombas caíam na Síria, preço das ações da Raytheon [em Wall Street] alcançaram recorde de alta.”

ANTI-GPS

Segundo a BBC, o ataque à Síria usou “mapeamento por GPS”. É o sistema de posicionamento global dos EUA, usado também por Waze e outros serviços.

Dias antes, na escalada para o ataque, o RT deu que a Rússia e a China decidiram criar um sistema integrado de posicionamento, juntando os respectivos Glonass e BeiDou.

‘COOL’

Autor dos principais textos do New York Times sobre o ataque à Síria, Ben Hubbard tuitou que a foto da Associated Press foi ‘a mais cool’. Sob bombardeio on-line, desculpou-se (acima) e apagou.

 

No Washington Post, despacho da AP sobre pesquisa Datafolha
Crédito: Reprodução
Reprodução

LULA LÁ

No título da agência americana Associated Press sobre o Datafolha, publicado por Washington Post (acima) e outros, “Ex-líder do Brasil ainda lidera nas pesquisas depois da prisão”. No título da Agence France-Presse, por L’Express e outros franceses, “Mesmo na prisão, Lula continua favorito na eleição presidencial no Brasil”.

FORA DO EIXO

Juntando-se à lista de veículos internacionais preocupados com os rumos da democracia brasileira, encabeçada pelo NYT, o alemão Süddeutsche Zeitung publicou longo artigo enfatizando que “a morte da vereadora negra Marielle Franco e a prisão do ex-presidente Lula mostram que a sociedade desmoronou”. Ou ainda, num segundo destaque do texto, “Uma sociedade completamente fora do eixo”.

LONGO INVERNO

Na mesma direção, o esquerdista francês Libération destacou artigo descrevendo o Brasil como “um país rasgado” e alertando que, “mesmo pelo buraco da fechadura, a influência de Lula continuará tendo peso nas eleições”. O texto termina antevendo o risco de “uma solução trágica, como o assassinato puro e simples de Lula”, e o início de “um longo inverno”.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.