Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Copa do Mundo

Para Atlantic, 'o mundo todo está errado' sobre Neymar

Já NYT e Süddeutsche convocam especialistas em interpretação para criticar 'drama queen'

Escrevendo na revista Atlantic, Franklin Foer, ex-editor da também americana New Republic, saiu “em defesa de Neymar e de todas as suas palhaçadas”. No título, “O gênio irritante que faz valer a pena assistir à Copa”.

Diz que “o mundo todo está errado” e, em suma: “Recomendo apreciar seu espírito de jogo, sua falsidade, até mesmo seu egoísmo, porque Neymar almeja alcançar algo mais do que um resultado; ele quer se provar herdeiro digno de uma grande tradição”.

No NYT, especialistas questionam o talento teatral de Neymar - Reprodução

MAIS STANISLÁVSKI

O New York Times foi atrás de um professor de interpretação da New York University, de um preparador de atores de Hollywood e de outro em Londres para opinarem sobre “Neymar e a arte de mergulhar” ou, melhor dizendo, fingir. Em resumo, os três se disseram “ofendidos em seu gosto tespiano” [de atuação].

Na mesma linha, pautada no alemão Süddeutsche Zeitung para escrever sobre o talento histriônico do brasileiro, a crítica teatral Christine Dössel receitou “menos ‘overacting’ e mais Stanislávski”.

‘ANALYTCS’

O Wall Street Journal e o suíço RTS, no sem-fim de pautas mundiais sobre o assunto, foram atrás da estatística das “habilidades de interpretação” do brasileiro.

O primeiro levantou que nesta Copa, “no total, Neymar foi ao chão 43 vezes, em viagens que duraram oito minutos e 15 segundos” e que tendem a acontecer mais “para atrasar o jogo, quando o Brasil está vencendo”.

Já o RTS contou uma redução de “quase 14 minutos” nos quatro jogos do Brasil, devido às quedas. Ecoou por diversos sites alemães, como Stern, que chamou o brasileiro de “rainha do drama”.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.