Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Eleições 2018

Na AL, brasileiros são os mais insatisfeitos com a democracia

Latinobarómetro mostra que apenas 10% dos entrevistados no país estão contentes com o regime

O tradicional Latinobarómetro, levantamento anual de opinião realizado em 18 países latino-americanos, traz o Brasil no último lugar em satisfação com a democracia, com cerca de 10%.

"A democracia na América Latina está em apuros. Essa é a mensagem deste ano", abre o texto da Economist, que mais uma vez publica com exclusividade a pesquisa, feita por um instituto chileno.

Na região toda, a proporção dos "insatisfeitos com a maneira como a democracia funciona saltou de 51% em 2009 para 71%", agora. E os contentes caíram de 44% para 24%, "o menor nível desde que a pesquisa começou, mais de duas décadas atrás".

Mas "isso não significa que a maior parte dos latino-americanos estejam prontos para jogar a democracia no lixo", acrescenta a revista, sublinhando que mais da metade respondeu que ela é melhor que qualquer outro sistema, "embora isso tenha caído 13 pontos nos últimos oito anos".

Os latino-americanos "têm muitas razões para reclamar", avalia a Economist, destacando a queda no PIB per capita desde a crise financeira de 2009 e o fato de que "a percepção de que a renda é distribuída com justiça mergulhou de 25% em 2013 para 16%", agora.

Relata que "as preocupações econômicas estão no topo na maioria dos países", que "a criminalidade é a segunda principal queixa" e que "corrupção é outra grande reclamação". Por fim:

"No Brasil, onde a satisfação com a democracia é a menor entre os 18 países, a desilusão abriu o caminho para que Jair Bolsonaro, ex-paraquedista que exalta a ditadura de 1964-85, conquistasse a presidência."

BORRANDO OS LIMITES

Com a ilustração acima e o título "Borrando os limites entre justiça e política na América Latina", a nova Economist também trata da nomeação de Sergio Moro por Jair Bolsonaro, que "parece confirmar as alegações de que o motivo do juiz para prender [Lula] foi mais político que judicial".

A revista lembra que a condenação será julgada no Supremo e que, no Peru, "o tribunal constitucional libertou Ollanta Humala, outro ex-presidente, do que afirmou ser prisão arbitrária". Em suma:

"Cobrar contas dos poderosos é um passo adiante, mas a justiça precisa ser vista como justa."

DISTRAÇÃO

O New York Times deu até editorial sobre o confronto com Trump e o veto ao repórter da CNN na Casa Branca, intitulado “Deixe Jim Acosta fazer seu trabalho”.

Mas o Politico avisou que, de novo, “uma briga com a mídia era o que Trump queria, após a vitória dos democratas na Câmara”. Mais até, diante da demissão do secretário de Justiça, tudo indica que a briga “é uma distração para a ameaça crescente da investigação do procurador especial”, que pode derrubar Trump.

‘THE DYSTOPIA IS HERE’

A distração foi amplificada pelo compartilhamento de um gif do site Infowars pela porta-voz de Trump (embedado abaixo) para justificar o veto a Acosta. O vídeo abriu um dia inteiro de debate sobre “adulteração” de imagem entre os jornalistas americanos, por mídia social e reportagens de NYT, Washington Post, Fox News.

No final, o BuzzFeed afirmou: “Não há evidência de que o vídeo tenha sido acelerado deliberadamente. A mudança de formato, para um gif, tornou a questão de saber se o vídeo foi ‘adulterado’ um debate semântico”. Acrescentou que “a distopia chegou: ninguém consegue concordar”.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.