Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Zuckerberg 'não vai se demitir', mas 'facas longas vieram' para Sandberg

Reportagem de seis meses do NYT revela 'truques sujos', 'bizarros', 'chocantes' no Facebook em crise

O New York Times destacou, da sua reportagem sobre o Facebook, como os “líderes” Mark Zuckerberg e Sheryl Sandberg enfrentaram a crise dos últimos três anos buscando, em suma, “postergar, negar, desviar” (acima, no alto da primeira página).

A repercussão noutras partes, de Emily Bell, de Columbia, a Kara Swisher, agora colunista de tecnologia do próprio NYT, se concentrou nos “truques sujos”, “detalhes bizarros”, no “pior” entre tantos aspectos “chocantes”.

Mais precisamente: o Facebook “contratou uma firma republicana para desacreditar ativistas, ligando-os a George Soros”, vítima usual de antissemitismo, e por outro lado “persuadiu um grupo judaico de direitos civis a qualificar críticas à plataforma como antissemitas”.

Até o momento, a única resposta do Facebook, de fato, foi cortar o contrato com a firma. Ao longo do dia, no entanto, começou a pressão pelo que já estava implícito na própria capa do NYT.

Como escancarou o site de tecnologia Recode: “Quem é que o Facebook vai demitir após a investigação bombástica do NYT?”. Acrescenta que, “é claro, Zuckerberg controla 60% dos votos e não vai demitir a si mesmo”.

Sobra Sandberg, a número 2. Como arrisca o site de tecnologia The Verge, “As facas longas vieram para Sheryl Sandberg”. A noite das facas longas é como ficou conhecido o expurgo nazista de 1934.

‘INSIDE FACEBOOK’

A repórter Sheera Frenkel, um dos cinco que levantaram o caso no NYT, revelou que ele ocupou seis meses, ouvindo mais de 50 pessoas, e partiu de uma pergunta: “O que aconteceu dentro do Facebook nos últimos três anos e o que Zuckerberg e Sandberg fizeram na esteira de crise em cima de crise?”.

Como ela observou, “o Facebook é notoriamente difícil de reportar, oferecendo acesso altamente curado e controlado aos jornalistas, mesmo atingido por escândalos em cascata”.

ANTIMAOÍSTA

O jornal La Nación, da Argentina, país concorrente do Brasil pelo mercado chinês, noticiou o novo chanceler brasileiro destacando que ele já atacou o que chamou então de “China maoísta”.

O britânico Guardian ressaltou, em seu enunciado, que ele “acredita que a mudança climática é uma conspiração marxista”. Agências como a americana Bloomberg deram títulos falando em “amante de Trump”.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.