Clóvis Rossi

Repórter especial, foi membro do Conselho Editorial da Folha e vencedor do prêmio Maria Moors Cabot.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Clóvis Rossi
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Só Deus pode salvar o novo Itamaraty

Novo chanceler é o cabo Daciolo intelectualizado

Lembra-se do Cabo Daciolo, aquele candidato presidencial cujo bordão permanente era “Glória a Deus"? Pois é, uma versão teoricamente intelectualizada do Cabo acaba de ser escalada para o Itamaraty.

Chama-se Ernesto Henrique Fraga Araújo e assim se apresenta em seu blog Metapolítica 17:

“Sou Ernesto Araújo. Tenho 28 anos de serviço público e sou também escritor. Quero ajudar o Brasil e o mundo a se libertarem da ideologia globalista.

Globalismo é a globalização econômica que passou a ser pilotada pelo marxismo cultural. Essencialmente é um sistema anti-humano e anti-cristão. A fé em Cristo significa, hoje, lutar contra o globalismo, cujo objetivo último é romper a conexão entre Deus e o homem, tornado o homem escravo e Deus irrelevante.

O projeto metapolítico significa, essencialmente, abrir-se para a presença de Deus na política e na história".

Nada contra o Cabo Daciolo e sua fé, nada contra abrir-se para a presença de Deus. Mas vamos combinar que nunca deu certo colocar Deus na política. É uma pretensão messiânica que faria inveja aos aiatolás iranianos (ainda que o Deus deles seja outro).

Comecemos pela estapafúrdia tese de que a globalização econômica passou a ser “pilotada pelo marxismo cultural”. A globalização, na essência, atende às necessidades das corporações de ampliarem para o mundo todo o seu alcance, para o comércio, investimentos, operações financeiras —enfim, o universo do capitalismo, por definição antagônico a qualquer perfume marxista, mesmo que leve.

Mas a, digamos, filosofia que embasa os pensamentos de Araújo é uma regressão não de décadas, mas de séculos, o que fica muito mais claro em texto dele para o número 6 dos Cadernos de Política Externa.

Nele, erige Donald Trump como o ideólogo, o cavaleiro andante que resgatará o Ocidente de sua suposta decadência terminal.

Trump deve ter qualidades, embora difíceis de enxergar a olho nu. É tido como bom negociador, é um bem sucedido homem de negócios, trambiques incluídos aqui e acolá, mas faz parte do jogo. Mas ideólogo é algo que só Araújo consegue enxergar.

Trump não pretende resgatar o Ocidente. Quer apenas fazer os melhores negócios possíveis para a América, o que é legítimo. Se sua visão do que é o melhor negócio para a América (e para o mundo) é ou não correta, os americanos dirão. A maioria do mundo já diz que não, como mostram pesquisas do Centro Pew (será marxista?).

Seja como for, ideólogo é o que, definitivamente, Trump não é.

No texto, Araújo adota o mesmo misticismo de sua apresentação no blog para definir qual é o mal do Ocidente.

Não é o corpo, pois escreve: “Os países ocidentais gozam até de relativa saúde econômica e política. São militarmente fortes. Não enfrentam maiores riscos ao seu sistema de vida. Nem a Rússia nem a China nem a Coreia do Norte representam uma verdadeira ameaça à democracia ou à liberdade dos europeus ou norte‑americanos. Os cofres e os arsenais estão cheios, a tecnologia permite o incremento contínuo da eficiência”. O problema é da alma: “Nessa profundeza da sua alma, o Ocidente sofre, sofre de um mal misterioso como o Rei Pescador na saga do Santo Graal.

Alguém precisa procurar o cálice que contém o sangue capaz de curá‑lo".

Aqui entra um desprezo por um punhado de conceitos que, hoje, são um patrimônio coletivo. Escreveu Araújo:

“Se Sócrates chegasse hoje e, usando seu famoso método, começasse a perguntar: 'o que é racismo', 'o que é justiça social', 'o que são direitos humanos', 'o que é um direito', 'o que é humano', e se pusesse a desmascarar a inanidade intelectual e a superficialidade destes e de outros conceitos, seria novamente condenado a beber cicuta".

Inanidade intelectual desses conceitos soa a jogá-los no lixo, não?

O assustador é pensar que essa cabeça tomada pelo misticismo conduzirá a diplomacia brasileira doravante, na batalha contra demônios que ou inexistem ou não têm a forma imaginada por Araújo. Ou Deus de fato resolve interferir ou o Brasil corre sério risco de virar um faz-me-rir universal.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.