Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Prisão com TV 'arrebata brasileiros', mas deixa 'mercados abalados'

NYT anota que prisão de Michel Temer 'chega dias depois de procuradores sofrerem revés' no Supremo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na descrição do New York Times, “imagens de televisão de policiais fortemente armados levando Michel Temer preso arrebataram os brasileiros”.

O jornal recordou que “a torrente de acusações de corrupção nas manchetes durante a era Temer turbinou a candidatura de seu sucessor, de extrema direita, Jair Bolsonaro”. E que a prisão, agora, “chega dias depois de procuradores sofrerem um revés num caso perante a Suprema Corte”.

Wall Street Journal e Financial Times, outros dois jornais de alcance global, também chamaram nas páginas iniciais, mas concentrando-se na preocupação com os efeitos sobre o apoio da reforma da Previdência no Congresso.

No enunciado do FT, “Mercados abalados pela ação mais recente da Car Wash”, Lava Jato.

Na avaliação do WSJ, a prisão “favorece a cruzada contra a corrupção, mas dispersa os parlamentares da agenda”. Cita, do analista André Perfeito, que ela “joga gasolina nas tensões entre a classe política e as forças da Car Wash”.

PAULO GUEDES IRRITADO

Sob o título “Bolsonaro recebe elogios de Trump, mas poucas concessões, irritando brasileiros”, a Reuters relatou a “frustração” da comitiva, destacando o ministro da Economia:

“O endosso condicional —concessão concreta do Brasil na OMC em troca de participação simbólica na OCDE— deixou Paulo Guedes irritado.”

ALEMANHA IRRITADA

A Deutsche Welle, estatal alemã de notícias para o exterior, informou que a “Oferta de Trump a Bolsonaro, de fazer lobby pelo Brasil na Otan, irrita aliados”. Reproduziu as declarações contrárias emitidas quase ao mesmo tempo pelos ministérios de relações exteriores da Alemanha e da França.

CRIANÇAS SENDO BALEADAS

Prossegue o noticiário negativo de Facebook e Google. O WSJ destacou que o vídeo da Nova Zelândia, “mostrando crianças sendo baleadas numa mesquita, ficou disponível no Facebook por uma hora”.

Já no britânico Telegraph, “Como o YouTube está ajudando a extrema direita a se projetar na política”.

AO ATAQUE

A capa da nova edição da revista The Economist apresenta a ilustração acima e a manchete "Os determinadores - A Europa enfrenta os gigantes de tecnologia", alertando que o Vale do Silício, nos EUA, tem razão em "temer" a regulação europeia.

TAMBÉM NOS EUA

Washington Post e depois o site conservador Breitbart noticiaram que, diante da inação federal no país, procuradores estaduais preparam ações para regular o Vale do Silício, inclusive forçando “quebras”.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.